quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sex Pistols - A Punk Rock Hurricane


Sex Pistols foi uma banda inglesa de punk rock, formada em Londres, no ano de 1975. Embora não tenham sido a primeira banda de punk do país, foram influentes por trazer o movimento punk do Reino Unido para a atenção mundial, e inspiraram diversos artistas posteriores de punk e rock alternativo. Sua carreira durou apenas dois anos e meio, e produziu apenas quatro singles e um álbum de estúdio, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols. A banda era composta originalmente pelo vocalista Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock. Matlock foi substituído por Sid Vicious no início de 1977. Sob a condução do empresário Malcolm McLaren, a banda criou controvérsias que cativaram a Grã-Bretanha; seus shows frequentemente eram fonte de problemas para organizadores e autoridades, e suas aparições públicas quase sempre terminavam em confusões. O single de 1977, "God Save the Queen", que atacava o conformismo social e a subsmissão à Coroa da sociedade britânica, precipitou a "última e maior epidemia de pandemônio moral com base no pop".


Em janeiro de 1978, ao fim de uma turbulenta turnê nos Estados Unidos, Rotten abandonou a banda e anunciou o fim dela. Ao longo dos próximos meses, os três outros integrantes gravaram músicas para a versão cinematográfica da história da banda, The Great Rock 'n' Roll Swindle. Vicious morreu de overdose de heroína em fevereiro de 1979. Em 1996 Rotten, Jones, Cook e Matlock se reuniram para a Filthy Lucre Tour e, desde 2002, se apresentaram em diversos shows e turnês. Em 24 de fevereiro de 2006, os Sex Pistols—os quatro membros originais, e Vicious—foram indicados para o Hall da Fama do Rock and Roll, porém se recusaram a comparecer à cerimônia, chamando o museu de "uma mancha de mijo".


Palhinhas:





Segue um Box, com 3 CDs:



Sex Pistols is a box set anthology of the career of the punk band The Sex Pistols with singer Johnny Rotten. It was released on 3 June 2002. The set comprises three themed CDs and an 80-page booklet. The first disc features Never Mind the Bollocks, the band's only studio album, in its entirety, as well as four B-sides and the band's first demo session. The second disc has demos and studio outtakes, from July 1976 to January 1977 and from the Never Mind the Bollocks sessions. This, together with the first disc, includes most of the material recorded by the band while Johnny Rotten was the singer. The third disc, composed of previously unreleased live tracks, is almost completely made up with an 31 August 1976 gig at Islington Screen on the Green Cinema. Live bonus tracks include songs never recorded in the studio, "Understanding", "Flowers of Romance" and the legendary live performance of "Belsen Was a Gas".


Uma coletãnea bem caprichada:



E o meu álbum favorito:


"A música precisa dar assistência a todo esse lixo (a sociedade britânica). A música tem que mostrar saídas para se vencer a estagnação. Ela tem que ser verdadeira mas também bem-humorada. E isso não é política." 
Johhny Rotten 

domingo, 27 de abril de 2014

Days Between Stations - A New Prog Concept (Art Rock to Post Prog)



Mais uma grande contribuição do amigo Peter Hammil ao nosso universo musical. Days Between Stations é uma banda relativamente nova no Prog World com conceitos diferenciados. Diferenciados porque os idealizadores da banda,  o guitarista Sepand Samzadeh e o tecladista Oscar Fuentes, buscaram integrar excelentes músicos em um ambiente que fosse capaz de expressar e desafiar suas criatividades (imaginação), suas expressões, definindo-as como um Art Rock para o Post Prog.



Uma rápida biografia do Prog Archives http://www.progarchives.com/artist.asp?id=3894 ):

Days Between Stations biography
Californian guitarist Sepand Samzadeh and keyboarder Oscar Fuentes founded DAYS BETWEEN STATIONS in November 2003. Their project is named after a novel written by surrealist Steve Erickson which was published first in 1985. The band can look back to a liaison with Pineapple Thief in 2004 which used some of their improvised material as the basis for the song 'Saturday' of the album '12 Stories Down'. For their eponymous debut released in 2007 Samzadeh and Fuentes managed to integrate some fine musicians to express their imagination of making music with a range from what they describe as art rock to post prog. Former Young Dubliners drummer Jon Mattox began to collaborate in 2005 and became the band's co-producer on top of it. Samzadeh's uncle Jeffrey, who sings traditional iranian music, lent his distinctive wail to the opening song 'Requiem For The Living'. DAYS BETWEEN STATIONS' first album is provided with two long tracks whereby 'Laudanum' with over 20 minutes is the centerpiece. A melancholic and charming effort with some references to Pink Floyd and fitted out with convincing brass contributions. Ambient soundscapes, contemporary classical moments and even a short new wave excursion are completing the wide stylistic boundaries - simply recommended for film music. Besides some plans to release an EP featuring non-album tracks and demos the band is working on a follow-up.
Rivertree (Uwe Zickel)


Segue o segundo álbum.

NOVO LINK...

Fuentes and Samzadeh's second album, In Extremis, was released in May 2013. It was produced by former Yes member Billy Sherwood and features contributions from veteran prog musicians Peter Banks, Rick Wakeman and Tony Levin

Uma palhinha:

Simplesmente uma sonzeira imperdível...

Site oficial da banda: ( http://daysbetweenstations.com/)

Thanks Peter

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Uriah Heep - 45 Years On The Road


Uriah Heep é uma banda britânica de hard rock formada no final dos anos 1960. A banda se caracteriza por suas canções melódicas e vocais harmoniosos (cortesia do fato de todos os integrantes cantarem), além do uso do órgão Hammond B3 e guitarra com pedal wah-wah. Embora muitos considerem Uriah Heep, ao lado de Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath as 4 melhores bandas de Hard Rock/Heavy Metal do final dos anos 60 e início dos anos 70, é de conhecimento geral que não são nem um pouco conhecidos perto das anteriores. Apesar de seu sucesso na Europa, o Uriah Heep nunca conseguiu emplacar um grande sucesso nos Estados Unidos. A banda lançou vários álbuns de sucesso nos anos 1970, tendo grande repercussão principalmente na Europa e Ásia, mas decaiu em popularidade nas décadas seguintes. O grupo ainda existe e, considerado uma banda "cult", viaja freqüentemente em turnês pela Rússia, Japão, Alemanha, Escandinávia e Brasil, entre outros. Nos últimos anos vem gravando um DVD ao vivo anual em Londres (no evento conhecido como "The Magician's Birthday Party", "festa de aniversário do mágico", homenagem ao disco "Magician's Birthday"), todo mês de novembro. O primeiro, semi-acústico, foi gravado em novembro de 2001.


Uriah Heep é o nome de um personagem do romance David Copperfield de Charles Dickens. No romance, ele é o sócio perverso e fraudulento de Mr. Wickfield (o sogro de David), que acaba descoberto e preso.

Como todas as grandes bandas, Uriah Heep teve seus altos e baixos ao longo destes 40 e poucos anos de existência, além de vários músicos. O único músico constante desde a sua criação foi o guitarrista Mick Box ou Michael Frederick "Mick" Box. Mick é a verdadeira força de resistência e qualidade do Uriah Heep, uma grande banda que continua na ativa até hoje.



Palhinhas:




Seguem alguns álbuns:


Very 'eavy... Very 'umble álbum de estréia da banda inglesa Uriah Heep. Lançado nos Estados Unidos com uma capa alternativa , e com a faixa "Bird of Prey" no lugar de "Lucy Blues."

The Magician's Birthday is the fifth album released by British rock band Uriah Heep. The story line is "based loosely on a short story" written by Ken Hensley in June and July 1972. Even though it was recorded mere months after the preceding Demons and Wizards, the album features a notably different sound than the band's previous albums, with the aggressive hard rock toned down in favor of a cleaner appearance with more progressive elements, something which had only been hinted previously. This change in sound would define Uriah Heep's following outputs for roughly a decade. The original vinyl release was a gatefold sleeve, the front of which was designed by Roger Dean. The innerfold had pictures of the band, with the LP itself housed in a liner on which were printed the lyrics. Two songs charted in the United States, "Blind Eye" (#97) and "Sweet Lorraine" (#91). "Spider Woman" reached #13 in Germany. The title track is notable for an extended kazoo improvisation on the melody to "Happy Birthday to You". The Magician's Birthday was certified Gold by the RIAA on 22 January 1973.



Este é meu álbum preferido e durante muito tempo, minha única referência ao Uriah Heep. A abertura do disco com “Sunrise”, em poucos segundos, mostra a capacidade do Hammond de passar de um cândido som para um misto de frequências muito expressivo. Ken Hensley, que pilota as teclas do Uriah Heep sabe muito bem com fazer esse tipo de transição; passar o Hammond de um som quase litúrgico, como na introdução de “Circle of Hands”, para um som demoníaco e extravagante, como no pirado solo de “Gypsy” ou nas bases de “Look at Yourself”. Esse disco ao vivo, que registra uma performance do Uriah Heep em Birmingham, mostra o poder de fogo do órgão Hammond a serviço do rock pesado. O Hammond está presente em todas as faixas, exceto em “Tears in My Eyes”, em que Ken Hensley acompanha Mick Box na guitarra.



Um DVD para os fãs de Uriah Heep. Uma excelente resenha foi escrita no blog Consultoria do Rock :

Para finalizar, uma coletânea bem elaborada:



domingo, 20 de abril de 2014

Confraria dos Blogs - Som Mutante


Uma homenagem ao Dead do Som Mutante... Segue um post realizado em 20/08/2008, um de seus primeiros posts:
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20/08/2008


Bom, este é o cara!!! Falar mais dele o quê?

Talvez um pouco de sua infãncia,quando perdeu sua mãe por volta de 09 anos e seu pai já havia vazado. Ele então fingia morar com alguém no barraco que servia de abrigo pra eles na fazenda de algodão que trabalhava em Itta Bena, que era perto de Indianola no Mississippi.
Nessa época ainda chamava-se Riley Ben King e mal conseguia fazer uma refeição por dia,mas mesmo assim ao final do dia pegava um pedaço de pau que havia lixado e nele esticado uma linha de ferro e nesse tosco momento tentava tirar daquilo algum som; o que era muito dificil além de machucar os dedos.

Numa dessas o dono da fazenda sacando o lance foi até ele e fez uma proposta; ele lhe daria um violão e King teria descontado de seu trabalho parcelado o instrumento,claro que a proposta foi aceita e assim nosso herói conseguiu seu primeiro instrumento de verdade,que apesar de verdadeiro era tb tosco e continuava a lhe machucar suas mãos. Mas mesmo assim nas noites de Itta Bena se conta que começavam a ouvir belos acordes e melodias vindas não se sabe de onde mas que a todos qtos conseguiam ouvir embalava.


Bem essa é apenas uma parte das milhares de histórias da vida de B.B.King "O Cara", e aqui vai um som que alguns dizem raro,por não ser encontrado em qqr lugar e nem muito vendido;mas muito bem gravado a mais de 40 anos(1964) num local mágico de Chicago chamado The Regal Theater e com participações já especiais; a voz ainda não era a potência que conhecemos,mas é um registro fantástico de seu bom humor e musicalidade.
Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

B.B.King - vocal e guitarra
Keneth Sands - Trumpet
Johnny Board e Bobby Forte - Trumpetes
Duke Jethro - Piano
Leo Lauchie - Baixo
Sonny freeman - Bateria

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quarta-feira, 16 de abril de 2014