Emerson, Lake and Palmer... Mais uma super banda de Rock Progressivo e também uma de nossas favoritas. Um fato interessante do ELP é que, ao contrário do Pink Floyd e Yes, a banda foi formada quando seus integrantes já tinham um certo sucesso em outros grupos, e já tinham uma certa maturidade musical. Carl Palmer veio do Atomic Rooster, e antes disso do Artur Brown. Keith Emerson já era ele mesmo no The Nice, uma banda fantástica, liderada pelos teclados de Keith. Greg Lake já havia gravado o clássico "In the Court of Crimsom King" , com seu amigo de escola Robert Fripp. O trio já era bem experiente, já tinham suas carreiras quando resolveram se unir.
O ELP foi formado em 1970. Seu nome quase foi Hendrix, Emerson, Lake, and Palmer (ou HELP). Em 1969, Keith Emerson estava tocando com os The Nice, e Greg Lake estava tocando com o King Crimson. Após tocarem nos mesmos concertos algumas vezes, os dois tentaram trabalhar em conjunto, mas perceberam que seus estilos não eram compatíveis, mas sim complementares. Eles desejavam se tornar uma banda composta por teclado, baixo e bateria, molde que Emerson já vinha desenvolvendo com o The Nice, e então saíram a procura de um baterista até encontrarem Carl Palmer no Atomic Roster. Um boato que ronda os planos inciais da banda: "Antes de confirmar Carl Palmer na banda, Mitch Mitchell (do The Jimi Hendrix Experience) foi contactado. Ele não se interessou mas passou a idéia para Jimi Hendrix. Hendrix, cansado de sua banda e querendo experimentar idéias diferentes, expressou interesse em tocar com o grupo. Por conflitos nas agendas dos músicos isso não foi possível inicialmente, mas o plano era unir Hendrix no Isle of Wight Festival (em 1970). Infelizmente Hendrix faleceu, reduzindo a banda à Emerson, Lake and Palmer. Essa história, na realidade, não passa de um boato, que foi desmentido pelo próprio Greg Lake. Agora, imagine se Hendrix tivesse topado, não tivesse morrido tão precocemente... Com certeza, a história da música, do Rock Progressivo seria diferente... Os teclados de Keith Emerson duelando, dividindo o mesmo espaço de tempo com a nobre guitarra de Jimi Hendrix. Infelizmente não aconteceu.
Mas imaginem estas diferentes hipóteses:
HELP (Hendrix, Emerson, Lake and Palmer)
HELM (Hendrix, Emerson, Lake and Mitchell)
ELM (Emersom, Lake and Mitchell)
Infelizmente Hendrix e Mitchell se foram, e hoje tocam na banda dos Deuses.
Estabelecida a banda, começaram a gravar sem parar. O som do ELP era dominado pelo órgão Hammond e pelo sintetizador Moog de Emerson. As composições da banda eram muito influenciadas pela música erudita do período clássico, com adições de jazz e hard rock. Pode-se dizer que, pelas citações clássicas, a banda se encaixa também no sub-gênero do rock sinfônico. Em apresentações a banda exibia uma mistura de virtuosidade musical e desempenhos teatrais. Seus shows extravagantes e muitas vezes agressivos receberam muita crítica, apesar de espetáculos do rock posteriores terem extrapolado muito mais nesses quesitos. O teatro se limitava a carpetes persas, um piano girando e um órgão Hammond sendo molestado no palco (era sempre o mesmo órgão, modelo L100, sendo sempre reparado durante a noite para o próximo show). Outro fator incomum era que Emerson levava um sintetizador Moog completo (um enorme e complexo instrumento nas melhores condições) para as apresentações, o que adicionava grande complexidade para a realização das turnês.
Os primeiros quatro anos foram muito férteis em criatividade. Lake produziu os primeiros seis álbuns da banda, começando por Emerson, Lake and Palmer (álbum) em 1970, que continha o hit Lucky Man. Tarkus (de 1971), foi o primeiro álbum conceitual de sucesso da banda, descrito como uma história de evolução reversa. A gravação ao vivo de 1971 da interpretação da obra de Modest Mussorgsky Pictures at an Exhibition foi um sucesso, o que contribuiu para a popularidade da banda. O álbum de 1972 Trilogy continha o single mais vendido da banda, From the Beginning. No final de 1973, o álbum Brain Salad Surgery foi lançado, se tornando o álbum de estúdio mais famoso da banda. As letras foram parcialmente escritas por Peter Sinfield, que foi o criador do conceito King Crimson e único letrista em seus primeiros quatro álbuns. As subsequentes turnês mundiais foram documentadas em uma gravação ao vivo tripla, intitulada Welcome Back my Friends to The Show that Never Ends, um trecho contido na música mais famosa do album, Karn Evil 9.
Uma coletânea com os maiores sucessos destes álbuns:
E, um de meus favoritos:
1. Tarkus
2. Jeremy Bender
3. Bitches Crystal
4. The Only Way (Hymn)
5. Infinite Space (Conclusion)
6. A Time and a Place
7. Are You Ready Eddy?
E o melhor show da banda:
Um grande show...
E antes do ELP, como andavam Emerson, Lake e Palmer?
_________________________________________________________________________________
Keith Emerson (Todmorden, 2 de novembro de 1944) é um pianista e compositor britânico. Ex-membro das bandas The T-Bones, V.I.P.s e P.P. Arnold (que acabou se tornando The Nice), ficou mais conhecido depois de fundar a banda Emerson Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos, em 1970. Ele é conhecido por ser um virtuoso e por suas espalhafatosas apresentações ao vivo, em que “fritava” teclas específicas de seu órgão Hammond durante seus solos, tocava o órgão de cabeça para baixo enquanto o instrumento ficava em cima dele, e fazia com que o piano ficasse girando enquanto o tocava. Juntamente com seus contemporâneos Richard Wright, do Pink Floyd, Tony Banks, do Genesis, e Rick Wakeman, do Yes, Emerson é amplamente considerado um dos melhores tecladistas do rock progressivo, dono de uma técnica muito apurada. Inclusive seu estilo agressivo de tocar piano lhe rendeu uma série de complicações nos seus punhos. Uma característica marcante das músicas de Keith Emerson são seus arranjos de rock para composições eruditas, de autores que iam desde Bach e Modest Mussorgsky até compositores do século XX como Béla Bartók, Aaron Copland e Alberto Ginastera. Antes do ELP, Keith detonava no The Nice...
Uma coletânea... The Nice foi uma banda britânica de rock progressivo dos anos 1960, conhecida pela sua mistura única de rock, jazz e música erudita. O tecladista Keith Emerson formou o grupo e lançou o álbum de estréia, The Thoughts of Emerlist Davjack, sendo considerado por muitos como o primeiro álbum de rock progressivo. Além de Emerson, o grupo ainda contava com o baixista e vocalista Lee Jackson, o baterista Brian Davison e o guitarrista David O'List.
_________________________________________________________________________________
Greg Lake (10 de novembro de 1947) é um músico inglês. Lake tinha um velho amigo de escola, Robert Fripp, que tinha recentemente se mudado para Londres. Fripp convidou Lake para participar de uma nova banda, que veio a ser a famosa King Crimson, baseada na sua velha, Giles, Giles, and Fripp, que estava proucurando novos rumos após o fracasso de seu álbum de estreia. No inicio, tanto Fripp como Lake tocavam guitarra, mas para dar continuidade ao King Crimson, Lake trocou de instrumento, passando a tocar baixo. Para o álbum de estreia do King Crimson, In the Court of the Crimson King, Greg Lake ajudou como compositor e cantor. Mesmo o álbum vindo a ser produzido por Tony Clarke, foi Lake que priemeiramente o produziu, depois que Tony Clarke ter dito que nao estava entendendo o real objetivo musical da banda, se afastando da produção. Em abril de 1970, Greg Lake deixou o King Crimson para formar o Emerson, Lake & Palmer, junto com Keith Emerson nos teclados e Carl Palmer, do Atomic Rooster e do Crazy World of Arthur Brown, para a bateria. Apesar de sua saída do King Crimson, Lake ajudou na composição do segundo álbum da banda In the Wake of Poseidon.
No passado de Greg Lake, nada mais nada menos do que este álbum:
Primeiro disco do King Crimson, que desafiou conceitos, trazendo faixas únicas, meio psicodélico, meio progressivo, meio sinfônico, meio sei lá... Mas muito bom...
21st Century Schizoid Man
I Talk to the Wind
Epitaph
Moonchild
The Court of the Crimson King
Banda:
Robert Fripp (guitarra)
Ian McDonald (sopros, mellotron, teclados, vocais de apoio)
Greg Lake (baixo, vocal)
Michael Giles (bateria, percussão, vocais de apoio)
Peter Sinfield (letras e iluminação)
_________________________________________________________________________________
Carl Palmer (nascido Carl Frederick Kendall Palmer, em 20 de março de 1950, em Handsworth, Birmingham, Inglaterra) é um percussionista e baterista britânico. É frequentemente creditado como um dos maiores e mais influentes bateristas de rock de todos os tempos.1 Palmer é veterano em várias bandas britânicas, incluindo The Crazy World of Arthur Brown, Atomic Rooster, Emerson, Lake & Palmer e Asia. Também contribuiu em trabalhos de Mike Oldfield. Seguido de sua saída do The Crazy World of Arthur Brown, Palmer juntou-se a Vincent Crane para formar o Atomic Rooster. Tocou somente em um álbum antes de sua saída para o Emerson, Lake, and Palmer. Palmer permaneceu na banda até o fim em 1979.
Atomic Rooster foi uma banda de rock progressivo britânica formada pelos ex-integrantes da banda de Arthur Brown (Crazy World of Arthur Brown), Vincent Crane e Carl Palmer em 1969.
1. Friday 13th (Crane) 3:31
2. And So To Bed (Crane) 4:10
3. Broken Wings (Mayall) 5:47
4. Before Tomorrow (Crane) 5:50
5. Banstead (Palmer, Graham, Crane) 3:28
6. S L Y (Crane) 4:42
7. Winter (Crane) 6:54
8. Decline And Fall (Palmer, Graham, Crane) 5:46
9. Friday 13th [US Version] [Bonus Track] (Crane) 3:28
10. Before Tomorrow [US Version] [Bonus Track] (Crane) 5:48
11. S.L.Y. [US Version] [Bonus Track] (Crane) 4:53
12. Friday 13th [BBC Radio Session 26.5.70] [Bonus Track] (Crane) 4:28
13. Seven Lonely Streets [BBC Radio Session 26.5.70] [Bonus Track] (Cann) 6:20
Banda:
Nick Graham: Bass, Vocals, Flute, Guitar
Carl Palmer: Drums, Congas, Glockenspiel
Vincent Crane: Organ, Piano
John Cann: Guitar, Vocals