Gentle
Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo da década de 1970.
Apesar de não conseguir o mesmo reconhecimento de bandas
contemporâneas, alcançou certo prestígio de crítica e de público, sendo o
suficiente para angariar legiões de fãs espalhadas pelo mundo. A banda
foi formada pelos três irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray), todos
ex-integrantes da banda britânica pop/soul/psicodélica Simon Dupree and
the Big Sound, formada em 1966. No início, tocaram por toda a Inglaterra
durante quatro anos, sendo bem recebidos pelas rádios e televisão.
Lançaram um álbum com um compacto no top 5 da parada britânica, mas sem
deixar uma impressão indelével na cena musical britânica. Pelo final de
1969, os Shulmans terminaram a Simon Dupree e lançaram seus olhares
sobre o crescente fascínio do meio musical por uma música mais criativa,
inteligente e complexa que viria a ser chamada de rock progressivo. No
DVD Giant on the Box, o grupo tem o seu estilo definido como Baroque
& Roll1 .
No
início de 1970, eles formaram o Gentle Giant junto com Martin Smith,
Kerry Minnear e Gary Green. O novo grupo começou a fazer um som mais
aventureiro, desafiante e distinto de tudo o que se conhecia em termos
de música. Características marcantes do grupo incluíam vocais múltiplos e
dessincronizados, pouco comuns em sua época (vide outras em Atributos
musicais). Compara-se a inovação do Gentle Giant para o rock progressivo
com a que os Beatles representaram para o rock na década anterior.
Tinham como influências musicais rock, jazz, música clássica,
avant-garde, blues, folk e música medieval inglesa.
A
música do Gentle Giant possuía vários aspectos em comum a outras bandas
de rock progressivo da época e outros que a diferenciava, acrescentando
características únicas a essa banda:
1 Álbuns conceituais.
2 Rápidas mudanças no tempo.
3 Compassos diversificados dentro duma mesma canção, a maioria dos quais considerada de alta complexidade.
4 Melodias complexas e extensivamente elaboradas, com harmonias frequentemente contrastando devido à dissonância.
5
Vasto uso de instrumentos musicais não convencionais, como instrumentos
medievais e renascentistas (Clavicórdio, Cravo, Alaúde, Harpa...) e até
mesmo criados pelos próprios membros (como o "Shulberry", inventado por
Derek Shulman).
6
Estruturas musicais contrapontísticas tipicamente associadas à música
erudita clássica, como fugas e madrigais, e música erudita contemporânea
atonal do começo do século XX.
7
Letras complexas, recheadas de conteúdo altamente conotativo, de
difícil interpretação e compreensão, por vezes fantásticas, muitas delas
fazendo referências a livros, como os do autor francês François
Rabelais (escritor prestigiado por alguns membros da banda).
8 Todos os membros da banda eram multi-instrumentistas, uma qualidade ímpar e memorável do conjunto.
A seguir alguns álbuns:
Divirtam-se!!!!
Amigo, me ha encantado tu blogCara, adorei o seu blog. Agradeço por compartilhar músicas com todos nós. Saudaçoes do Mexico.
ResponderExcluir- Luis