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quarta-feira, 16 de setembro de 2015
Frank Zappa History: Politics, Synclavier & Grammy - Chapter VI
Em 1984, Zappa reencontrou-se com Nagano e com a Orquestra Sinfônica de Berkeley para uma apresentação ao vivo de A Zappa Affair com uma orquestra maior, bonecos de tamanho real e conjuntos móveis de palco. Apesar de criticamente aclamado, o trabalho foi um fracasso financeiro e apresentado apenas duas vezes. Uma segunda parte dessas sessões, London Symphony Orchestra, Vol. 2 foi lançada em 1987. O material foi gravado em um calendário apertado com Zappa o financiando, ajudado pelo sucesso comercial de "Valley Girl".
The London Symphony Orchestra conducted by Kent Nagano
Chad Wackerman – drums
Ed Mann – percussion
David Ocker – clarinet (uncredited)
Frank Zappa - guitars and Producer
Pelo resto de sua carreira, muito do trabalho de Zappa foi influenciado pelo uso do Synclavier como uma ferramenta composicional e também como instrumento nas apresentações. Mesmo considerando a complexidade da música que ele escrevia, o Synclavier podia realizar qualquer coisa com a qual ele sonhou. O Synclavier poderia ser programado para tocar quase qualquer coisa concebível, à perfeição: "Com o Synclavier, qualquer grupo de instrumentos imaginários pode ser convidado a tocar as mais difíceis passagens ... com uma precisão de um mili-segundo todo o tempo". Apesar de ele essencialmente tirar a necessidade de músicos, Zappa via o Synclavier e os músicos da vida real como separados. Em 1984, ele lançou quatro álbuns. Boulez Conducts Zappa: The Perfect Stranger, contém trabalhos orquestrais dirigidas pelo renomado maestro Pierre Boulez (que foi listado como uma influência em Freak Out!) e tocado pela sua Ensemble InterContemporain, justaposta com as primeiras apresentações das peças de Synclavier. Novamente, Zappa não ficou satisfeito com as apresentações dos seus trabalhos orquestrais, além de os achar pouco ensaiados; contudo, nas notas do álbum ele agradece à demanda por precisão por parte de Boulez. As peças para Synclavier permaneceram em contraste com os trabalhos orquestrais, já que os sons foram gerados eletronicamente e não, como foi possível pouco depois, com samples .
O álbum Thing-Fish foi constituído de três gravações ambiciosas em um estilo de tocar típico da Broadway em meio a um cenário distópico hipotético envolvendo feminismo, homossexualismo, produção e distribuição do vírus da AIDS e um programa de eugenia conduzido pelo governo dos Estados Unidos. Novos vocais foram combinados com faixas anteriormente lançadas e novas músicas no Synclavier; "o trabalho é um exemplo extraordinário de bricolagem". Finalmente, ainda em 1984, Zappa lançou Francesco Zappa, um conjunto de trabalhos do compositor do século XVIII Francesco Zappa (nenhum parentesco conhecido) tocado no Synclavier, e Them or Us, duas gravações de peças ao vivo e de estúdio intensamente editadas.
Em 19 de setembro de 1985, Zappa testemunhou ante o Comitê de Comércio, Tecnologia e Transporte do Senado dos Estados Unidos, atacando a Parents Music Resource Center (PMRC - em tradução livre, "Centro de Recurso Musical dos Pais"), uma organização musical, co-fundada por Tipper Gore, ex-esposa do então senador Al Gore. A PMRC era formada por muitas esposas de políticos, incluindo esposas de cinco membros do comitê, e foi fundada para chamar a atenção para a publicação de letras com conteúdo sexual ou satânico. Zappa viu as suas atividades indo a um caminho em direção à censura, e chamou a sua proposta de classificar as gravações com conteúdo explícito de "extorsão" da indústria musical. No seu discurso preparado, ele falou:
"A proposta da PMRC é uma peça doentemente concebida que falha ao entregar qualquer benefício real às crianças, infringe as liberdades civis de quem não é criança, e promete manter a corte ocupada por anos com problemas de interpretação e constrangedores inerentes ao desenho da proposta. É meu entendimento que, na lei, as publicações da Primeira Emenda são decididas com preferência pela alternativa menos restritiva. Neste contexto, as demandas da PMRC são equivalentes a tratar caspa com decapitação... O estabelecimento de um sistema de classificação, voluntário ou de outro modo, abre a porta para uma parada interminável de programas de controle de qualidade moral baseados em coisas que certos cristãos não gostam. O que acontecerá se o próximo monte de esposas de Washington demandar um "J" grande e amarelo em todos os materiais escritos e apresentados por judeus, para salvar crianças desamparadas da exposição à oculta doutrina sionista?"
Zappa incluiu passagens de suas declarações à sua música no Synclavier em sua composição "Porn Wars" no álbum de 1985 Frank Zappa Meets the Mothers of Prevention. Zappa é ouvido interagindo com os senadores Fritz Hollings, Slade Gorton, Al Gore (que afirmou, na gravação, ser um fã de Zappa), e conversando com a senadora da Flórida Paula Hawkins sobre quais brinquedos ele tinha na infância. Zappa expressou opiniões sobre a censura quando apareceu na série de televisão Crossfire, da CNN, e debateu com o comentarista do Washington Times John Lofton em 1986. A paixão de Zappa pela política estado-unidense foi se tornando uma parte grande de sua vida. Ele tinha sempre encorajado seus fãs a registrarem-se para votar, nas capas de seus álbuns, e ao longo de 1988 ele teve cabines de registro em seus shows. Ele até mesmo considerou concorrer à Presidência dos Estados Unidos.
Posteriormente, Zappa expandiu as suas aparições na televisão a papéis não musicais. Ele foi ator ou emprestou a sua voz em episódios de Shelley Duvall's Faerie Tale Theatre, Miami Vice e The Ren and Stimpy Show. Uma participação com sua voz em The Simpsons nunca ocorreu, para o desapontamento do criador Matt Groening.
Frank Zappa – vocals, guitar, Synclavier, producer
Johnny "Guitar" Watson – vocals, guitar on "I Don't Even Care"
Ike Willis – vocals, guitar
Ray White – vocals, guitar
Bobby Martin – vocals, keyboards
Steve Vai – guitar
Tommy Mars – keyboards
Scott Thunes – bass
Chad Wackerman – drums
Ed Mann – percussion
Moon Zappa – vocals
Dweezil Zappa – vocals
John Danforth – voice excerpts on "Porn Wars"
Ernest Hollings – voice excerpts on "Porn Wars"
Paul S. Trible, Jr. – voice excerpts on "Porn Wars"
Paula Hawkins – voice excerpts on "Porn Wars"
J. James Exon – voice excerpts on "Porn Wars"
Al Gore – voice excerpts on "Porn Wars"
Tipper Gore – voice excerpts on "Porn Wars"
Bob Stone – engineer
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Por volta de 1986, Zappa levou a cabo o relançamento de muitas de suas gravações de vinis. Ele supervisionou pessoalmente a remasterização de todos os seus álbuns das décadas de 1960, 1970 e do início dos anos 1980 para CDs. Certos aspectos dessas republicações foram, entretanto, criticados por alguns fãs como sendo inexatos para com as gravações originais. Perto de vinte anos antes do advento de lojas de músicas on-line, Zappa propôs substituir "propaganda da indústria fonográfica" de música por "transferência diretamente digital-para-digital" através de telefone ou TV a cabo (com pagamentos de royalties e as contas dos consumidores automaticamente feitas dentro do software acompanhante). Em 1989, Zappa considerou sua ideia um "fracasso miserável". O álbum Jazz From Hell, lançado em 1986, rendeu a Zappa o seu primeiro Prêmio Grammy, em 1987 pelo Melhor Performance de Rock Instrumental. Exceto por um solo de guitarra ao vivo, o álbum apresenta exclusivamente composições no Synclavier. Apesar de ser um álbum instrumental, a Meyer Music Markets vendeu Jazz from Hell apresentando uma etiqueta de "letras explícitas" - um selo de aviso introduzido pela Recording Industry Association of America de acordo com o PMRC.
Embora este álbum tenha sido lançado em 1986, ele é composto por gravações realizadas entre Outubro e Dezembro de 1984. Foi oprimeiro álbum de Zappa lançado somente em CD.
Frank Zappa – lead guitar, vocals
Ray White – rhythm guitar, vocals
Ike Willis – rhythm guitar, vocal
Bobby Martin – keyboards, saxophone, vocal, french horn
Allan Zavod – keyboards
Scott Thunes – bass guitar
Chad Wackerman – drums
Dweezil Zappa – lead guitar on "Whipping Post"
A última turnê de Zappa em uma banda de rock e jazz ocorreu em 1988, com um grupo de doze integrantes que tinha um repertório de mais de cem composições (a maioria de Zappa), mas que se separou sob circunstâncias acrimoniosas antes de a turnê ser completada. A turnê foi documentada nos álbuns Broadway the Hard Way (novo material apresentando canções com forte ênfase política), The Best Band You Never Heard in Your Life ("standards" de Zappa e uma coleção eclética de canções, indo do Bolero de Ravel a "Stairway to Heaven" do Led Zeppelin), e Make a Jazz Noise Here (música na maior parte instrumental e de vanguarda). Partes são encontradas também em You Can't Do That on Stage Anymore, volumes 4 e 6. The Best Band You Never Heard in Your Life e Make a Jazz Noise Here serão postados no Capítulo VII.
A série "You Can't Do That On Stage Anymore" (6 volumes com CDs duplos) foi lançada entre 1988 e 1992 e contem vários shows de Zappa com diferentes formações.
E para finalizar o Capítulo VI, em 1988 foi lançado o álbum Guitar.Na verdade, é a sequencia de "Shut Up 'n Play Yer Guitar" .O álbum é composto de gravações de shows realizadas entre 1979 e 1984.
Y aquí seguimos mi muy buen amigo. Disfrutando como nunca de las grabaciones del maestro Zappa y agradeciéndote infinitamente tu buena voluntad de compartir tan grandiosa música!!! Desde la ciudad de México, Gracias!!!
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Sebos dos Anos 80
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Y aquí seguimos mi muy buen amigo. Disfrutando como nunca de las grabaciones del maestro Zappa y agradeciéndote infinitamente tu buena voluntad de compartir tan grandiosa música!!! Desde la ciudad de México, Gracias!!!
ResponderExcluirEstimado Jerry, Gracias por acompañarnos en esta aventura! y aún no ha terminado...
ExcluirCara, que fantástico esse artigo, contando a história do Zappa! Excelente! Muito obrigado.
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