sábado, 21 de junho de 2014

Budgie (English Hard Rock)


Budgie foi (é) uma banda de Hard Rock de Cardiff, País de Galles. Criada em 1968, sua formação original se consistia de Burke Shelley no baixo e vocal, Tony Bourge na guitarra e vocal, e Ray Phillips na bateria. A atual formação é composta por Simon Lees (guitarra), Burke Shelley (baixo e vocal) e Steve Williams (bateria). Seu primeiro álbum foi gravado em Rockfield Studios com o produtor do Black Sabbath, Rodger Bain e lançado em 1971 seguido por Squawk em 1972. O álbum que se seguiu, Never Turn Your Back on a Friend (1973), inseriu a banda na história do rock and roll e possivelmente contém sua melhor canção, "Breadfan", mais tarde regravada pelo Metallica. (Metallica também regravou uma outra canção da Budgie, "Crash Course In Brain Surgery"). Ray Philips deixou a banda antes do quarto álbum In for the Kill ser gravado e foi substituído por Pete Boot.


Em 1975, Bourge e Shelley se juntaram ao baterista Steve Williams para o álbum Bandolier, Bourge deixou a banda em dezembro de 1978 e foi substituído por John Thomas. A música do LP de 1978, "Impeckable", fez parte da trilha sonora do filme "J-Men Forever" de 1979 (aparecendo freqüentemente na série de televisão "Night Flight" da USA Network de 1981 a 1988) e se tornou um clássico. A banda resistiu com sucesso à New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM) até 1982, sendo até mesmo a atração principal dos Festivais de Reading e Leeds. Eles chegaram a ter um grande número de fãs na Polônia, chegando a ser a primeira banda de heavy metal a se apresentar atrás da Cortina de Ferro em 1982. Teve também destaque a sua excursão com o apoio de Ozzy Osbourne em 1984. A banda se desfez em 1988, seus integrantes foram participar de produções em estúdios e ocasionalmente sendo convidados para outros projetos; John Thomas participou no estúdio do CD Phenomena com o ex-integrante do Black Sabbath, Glenn Hughes. John Thomas deixou a banda em 2001 depois de terem sido a atração principal do festival ao ar-livre, "Welsh Legends of Rock".

Palhinha:

Desfrutando de grande popularidade no Texas, um pouco graças ao legendário promotor musical, o DJ e empresário do ramo de restaurantes, Joe "The Godfather" ou "Mr. Pizza" Anthony na rádio KMAC/KISS da década de 1970, a banda se reuniu para apresentações em 1995, 1996 e 2000 nos festivais ao ar-livre 'La Semana Alegre' em San Antonio, Texas. Eles excursionaram de 2002 a 2006, principalmente pelo Reino Unido, pelas regiões de Nova York/Nova Jérsei, Dallas e realizaram algumas apresentações na Europa incluindo o Festival do Rock da Suécia e um retorno à Polônia pós-comunista.



9 comentários:

  1. Pássaro Preto(Vira-Bosta)22 de junho de 2014 07:56

    Grande sequência de trios da pesada! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Hello. good people....
    Excelente sequencia de Power Trios!!!!!!

    Encontrei mais um neo-prog muito bom, acabou de sair do forno:

    http://uploaded.net/file/6x7fzca4

    vejam review em: http://www.progarchives.com/album.asp?id=45418

    e o Airbag, se esqueceram?

    Abraços

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Peter... O Airbag está na vitrola, sai na sequencia. Este novo já está sendo baixado. Um grande abraço e manda mais...

      Excluir
    2. Peter, mais uma vez, um sonzaço... Preparando o post. Muito bom mesmo.
      Um grande abraço

      Excluir
  3. O Pardal vai cantar radiante com o sonzaço do Budgie.
    Abaraços, Canarinho

    ResponderExcluir
  4. Banda pouco conhecida, sem o glamour de um Rush, Grand Funk, Led Zeppelin, mas muito competente, de muito peso e criatividade.

    ResponderExcluir
  5. Aí, Pardal... Trouxe uma passarinhada para os comments...
    Valeu moçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAZ SENTIDO, BUDGIE É PERIQUITO, POSTAGEM DEDICADA AO PARDAL, DAÍ A INVASÃO DOS PÁSSAROS QUE NÃO SÃO NOCIVOS COMO OS DO HITCHCOCK.

      VALEU JAVA.

      Excluir
    2. Hehehehe. É verdade, não havia me tocado.

      Valeu Arara

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...