sábado, 4 de agosto de 2012

Punk Rock





O punk rock surgiu em meados da década de 1970, mas já é possível achar bandas que faziam algo bem próximo na década de 1960, como o The Troggs e o The Kinks ingleses (com suas Wild Thing e You Really Got Me, respectivamente). O mesmo espírito sônico animava os Stooges (que faziam músicas simples, bem ruidosas, e que tinham atitudes destrutivas; uma característica tipicamente punk) e o MC5 (primeira banda a juntar agressividade musical com idéias políticas subversivas e drogas, outra característica típica de alguns punks pré-straight edge), ambas as bandas de Detroit e formadas no final dos anos 60. Antes disso, em 1964-1965, o The Trashmen (com sua Surfin Bird, regravada pelo Ramones), o The Sonics e o The Monks faziam algo muito próximo do punk rock em termos sonoros. Também podemos sentir a veia punk, ainda em 1970, na versão de I Wanna Be Your Man dos Beatles gravada por Terry Manning para seu único disco. Vale a pena citar também o Velvet Underground, outra banda que influenciou bastante a "primeira geração" punk, principalmente no clássico album White Light/White Heat, de 1968.
Já nos anos 70, mais precisamente em 1971, foi formado o New York Dolls; e em 1974 o The Dictators, que já eram praticamente punk rock, tanto nas atitudes quanto no som. Nos anos 70 também começaram a surgir várias bandas em Detroit e Nova Iorque que tocavam em bares. Destes bares, destacava-se o CBGB, lugar onde inicialmente o Television fazia seus shows, atraindo a atenção dos locais e propiciando uma cena onde iriam se reunir Ramones, Patti Smith, Talking Heads, Richard Hell and the Voidoids, Johnny Thunders and the Heartbreakers, The Dictators, The Cramps, Blondie, Dead Boys e muitas outras bandas.
Começava então a surgir, desse pequeno grupo de bandas, o movimento punk.

Seguem algumas bandas preferidas de nosso grupo do Valvulado:



The Jam foi uma das principais bandas do punk e da new wave. Liderada pelo talentoso guitarrista, vocalista e letrista Paul Weller, souber reler a cartilha mod dos anos 60 e misturar seu som com a soul music americana. Seu primeiro álbum, In The City, é um marco da época.




The Jam se separou em Dezembro de 1982, após lançar seu melhor álbum - Dig the New Breed. O álbum é uma coleção de performances ao vivo de 1977 a 1982. Obrigado Old School pela dica.




 The Stooges (também conhecido como Iggy and The Stooges) foi uma banda de proto-punk norte-americana formada no final dos anos 60. The Stooges foi uma daquelas bandas de passagem meteórica que marcaram o nome na história da música. Iggy Pop, nome artístico de James Newell Osterberg, líder do grupo, tornou-se um ícone cultural pop nas últimas décadas. Ele tocou nos grupos The Iguanas e The Prime Movers antes de montar o seu próprio, o The Stooges, em 1967, em Michigan, nos Estados Unidos.
É considerado um dos discos precurssores do punk rock, influenciando músicos que mais tarde formariam bandas que se tornariam símbolos do gênero, como Ramones, Sex Pistols e The Clash. Contém faixas como "I Wanna Be Your Dog" e "1969", que viraram clássicos imortais, com diversos covers e homenagens de outros grupos. O disco foi produzido por John Cale, conceituado músico do influente Velvet Underground, mas sua mixagem foi desaprovada pela banda e pela gravadora. A versão escutada no disco contém a mixagem de Iggy Pop e de Jac Holzman, na época dono da gravadora.




The Clash foi uma banda inglesa de punk rock formada em 1976 como parte da primeira onda do punk rock britânico. Além do punk, experimentou outros gêneros musicais, como reggae, ska, dub, funk, rap e rockabilly. Durante grande parte de sua carreira, o Clash consistiu de Joe Strummer (vocalista principal, guitarra rítmica), Mick Jones (guitarra principal, vocais), Paul Simonon (baixo, backing vocals, ocasionalmente vocais principais) e Nicky "Topper" Headon (bateria, percussão). Headon deixou o grupo em 1982, e atritos internos resultaram na saída de Jones no ano seguinte. O grupo prosseguiu com novos membros, mas acabou no início de 1986.
The Clash foi grande sucesso no Reino Unido a partir do lançamento de seu álbum de estréia, The Clash, em 1977. O terceiro álbum do grupo, London Calling, lançado no Reino Unido em dezembro de 1979, trouxe-lhe popularidade nos Estados Unidos, ao ser lançado neste país no mês seguinte. Aclamado pela crítica, foi declarado o melhor álbum dos anos 1980 na década seguinte pela revista Rolling Stone.
As letras politizadas do Clash, sua experimentação musical e atitude rebelde tiveram uma influência profunda no rock, em especial no rock alternativo. Eles são amplamente referidos como "a única banda que importa", uma alcunha comercial originalmente introduzida pela gravadora do grupo, a CBS. Em janeiro de 2003, a banda, incluindo o baterista original, Terry Chimes, foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2004, a Rolling Stone classificou o Clash como trigésimo maior artista de todos os tempos.




Sex Pistols foi uma célebre banda inglesa de punk rock, formada em Londres, no ano de 1975. Embora não tenham sido a primeira banda de punk do país, foram influentes por trazer o movimento punk do Reino Unido para a atenção mundial, e inspiraram diversos artistas posteriores de punk e rock alternativo. Sua carreira durou apenas dois anos e meio, e produziu apenas quatro singles e um álbum de estúdio, Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols.
A banda era composta originalmente pelo vocalista Johnny Rotten, o guitarrista Steve Jones, o baterista Paul Cook e o baixista Glen Matlock. Matlock foi substituído por Sid Vicious no início de 1977. Sob a condução do empresário Malcolm McLaren, a banda criou controvérsias que cativaram a Grã-Bretanha; seus shows frequentemente eram fonte de problemas para organizadores e autoridades, e suas aparições públicas quase sempre terminavam em confusões. O single de 1977, "God Save the Queen", que atacava o conformismo social e a subsmissão à Coroa da sociedade britânica, precipitou a "última e maior epidemia de pandemônio moral com base no pop".
Em janeiro de 1978, ao fim de uma turbulenta turnê nos Estados Unidos, Rotten abandonou a banda e anunciou o fim dela. Ao longo dos próximos meses, os três outros integrantes gravaram músicas para a versão cinematográfica da história da banda, The Great Rock 'n' Roll Swindle. Vicious morreu de overdose de heroína em fevereiro de 1979. Em 1996 Rotten, Jones, Cook e Matlock se reuniram para a Filthy Lucre Tour e, desde 2002, se apresentaram em diversos shows e turnês. Em 24 de fevereiro de 2006, os Sex Pistols—os quatro membros originais, e Vicious—foram indicados para o Hall da Fama do Rock and Roll, porém se recusaram a comparecer à cerimônia, chamando o museu de "uma mancha de mijo".

Visite também:  Punk Rock II

4 comentários:

  1. Muito bacana a lista!O punk rock britanico do final dos 70's e as suas pre influencias formam um universo maravilhoso com muita coisa boa a ser explorada pra quem ainda nao conhece.Infelizmente muita gente trata o punk rock com desdem,com ironia,ou com chacota,o q na minha opiniao eh muito triste.As pessoas tem a visao pequena de q os musicos de punk nao eram vistuosos e por isso nao tem valor,triste engano!Oucam o Mark Ramone tocando no Dust,depois oucam com os Ramones e dai pode-se tira uma ideia.Outra coisa,as bandas de punk rock conseguiram o q nem o Zep,o Purple,o Sabbath,as grandes bandas de hard rock dos 70's e nem as gloriosas bandas de progressivo com seu instrumental impecavel conseguiram:dar uma cacetada certeira na onda discoteque.Isso por si so vale todo o respeito q os verdadeiros rockers deveriam ter pelo punk.Valeu,1 abraco.

    ResponderExcluir
  2. Nao ha de que,Valvulado.Te recomendo tambem um cd duplo q foi lancado nos 90's,o The Jam Live.Eh um especie de complemento do Dig The New Breed com varias musicas q nao estao no DTNB,um cd duplo sensacional.O Jam foi uma banda com um vasto repertorio de musicas muito boas,portanto so o Dig... nao seria suficiente,e mesmo com o Live ainda ficou faltando outras,hehehe.
    A proposito,to ouvindo aquele Style Council ao vivo e comecei a gostar mais da banda,obrigado pela sua dica.Eh fogo rapaz,as vezes o preconceito nos torna cegos e surdos,mas sempre ha tempo pra cura.
    E por falar em punk rock,mando ai o link de um momento do show atual de um dinossauro do punk ingles q curto muito e q gracas a Deus ainda esta na ativa:os Buzzcocks.
    http://www.youtube.com/watch?v=rQO1LEoiZ-c&list=UUInwQeAFcNyKPtWmsUFIjmg&index=10&feature=plcp
    Nesse video o grande Steve Diggle mostra pq ele eh uma das minhas personalidades favoritas no rock'n'roll.Falou,1 abraco.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo o portugues:'virtuosos',e pode-se 'tirar' uma ideia.Digitacao apressada da nisso.

    ResponderExcluir
  4. Nevermind the Bollocks é muito clássico. Aquele é um cuspe na cara do parlamento inglês e de qualquer dominação de pensamento, é um álbum perfeito.

    Quem quiser, confere meu vlog: http:www.youtube.com/NadaCliche

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...