segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Phill Collins


Philip David Charles Collins, (Londres, 30 de janeiro de 1951), mais conhecido como Phil Collins, é um músico britânico. Foi baterista e vocalista da banda Genesis, mas também atingiu êxito na carreira solo. Também atuou em alguns filmes e programas de televisão. Phil Collins já colaborou com vários artistas conhecidos, como Bone Thugs'N'Harmony, Paul McCartney, George Harrison, Eric Clapton, Roland Orzabal, Roger Taylor, Robert Plant, Ringo Starr, John Lennon, Elton John, Mike Oldfield, Sting, Anni-Frid Lyngstad do ABBA, Mark Knopfler, Laura Pausini, Peter Gabriel, e Bee Gees. Fez uma participação especial em Woman in Chains, do Tears for Fears, também participou do álbum Break Every Rule de Tina Turner, tocando bateria em músicas como Typical Male e Girls, e também colaborou com a banda Led Zeppelin no Live Aid, tocando bateria. Também participou da música Home, do grupo de rap Bone Thugs'N'Harmony.


Depois que Peter Gabriel deixou o Genesis em 1975, Collins assumiu os vocais. Esse foi o período de maior sucesso comercial da banda, que continuou através dos anos 80. Enquanto trabalhava tanto como vocalista quanto baterista, dava os primeiros passos de uma bem-sucedida carreira solo. 

Já postamos alguns álbuns do Genesis da fase Peter Gabriel, nos quais Phil Collins era o baterista.


Phil Collins sempre foi um músico inquieto, com vários projetos paralelos. Um deles, que considero excelente, foi sua participação na banda de Fusion Jazz, Brand X, também já postado aqui:


Muitos fãs do Genesis esperavam que Phil desse continuidade ao formato de Peter Gabriel... E "A Trick of the Tail" ainda seguia o rastro do Genesis antigo. Aos poucos, o Genesis foi se tornando um grupo Pop Prog, lançando hits ("Misunderstanding, Follow You, Follow Me"), expandindo seu público e atingindo um grande sucesso comercial. Muitos fãs do Genesis culpam Phil Collins como o destruidor do estilo Progressivo (Proto Prog) e introdução do estilo Pop na banda. Mas se observamos outras bandas, como YES, ELP, Jethro Tull, e os próprios discos solos do Peter Gabriel, todos se adaptaram aos anos 80, introduzindo sintetizadores e baterias eletrõnicas. Phil Collins, um músico experiente, acompanhou e liderou esta "evolução" de tendência. 


Nos anos 80, Phil Collins desenvolveu sua carreira solo, embora ainda estivesse no Genesis. Seu primeiro disco solo foi Face Value, de 1981. Este disco cujo hit foi ''In the air tonight'' alcançou grande êxito nas paradas. Os álbuns que se seguiram foram grandes sucessos de vendas e muitas músicas estiveram entre as mais ouvidas. Em 1984 compôs a canção ''Against All Odds'' para o filme Paixões Proibidas. No ano seguinte se apresenta no Live Aid e ao mesmo tempo trabalha na divulgação do terceiro álbum solo ''No Jacket Required''. Sua popularidade se acentua mais ainda nessa fase, se apresentando em numerosos programas de televisão, estrelando até episódios de Miami Vice. Em 1987 sai a primeira compilação em remix dos sucessos do álbum anterior, e no ano seguinte estrela o filme Buster, sucesso de bilheteria que colocou duas canção no topo: A Groovy Kind of Love e Two Hearts. Fechando a década, em 1989 lança o álbum mais conceitual, pessoal, e mais maduro com a faixa ''Another Day in Paradise"...


Alguns álbuns desta fase:








Embora eu (Javanês) seja um grande fã do Genesis com Peter Gabriel, gosto de alguns álbuns da fase II, que chamo de Prog Pop. A Trick of the Tail, Duke, Seconds Out são muito bons... E o último álbum que gostei foi o Genesis de 1983. A letra de "Mama" e "That's All" são muito boas, assim como o som... Percebe-se que foi um álbum muito bem elaborado.



Todas as composições por Tony Banks/Phil Collins/Mike Rutherford.

"Mama" (letra: Phil Collins) – 6:46
"That's All" (letra: Phil Collins) – 4:23
"Home by the Sea" (letra: Tony Banks) – 5:07
"Second Home by the Sea" (letra: Tony Banks) – 6:07
"Illegal Alien" (letra: Phil Collins) – 5:14
"Taking It All Too Hard" (letra: Mike Rutherford) – 3:56
"Just a Job to Do" (letra: Mike Rutherford) – 4:45
"Silver Rainbow" (letra: Mike Rutherford) – 4:27
"It´s Gonna Get Better" (letra: Mike Rutherford) – 5:00

Phil Collins - vocal, bateria e percussão
Tony Banks - teclado e vocal de apoio
Mike Rutherford - guitarra, baixo e vocal de apoio



2 comentários:

  1. Me gusta mucho tu web y con tu permiso quería colocar un enlace en mi blog (www.rockliquias.com). Mi email es rockliquias@hotmail.com. Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan, gracias por el contato.Por favor, adicione mi blog al el Gran Rockliquias. Estoy de vacaciones, y en Lunes adiciono tambien.
      Saludos
      Java

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...