segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ginger Baker - Pop History Vol. 10 (1977)

Peter Edward "Ginger" Baker é um percussionista inglês que tornou-se famoso como integrante do Cream de 1966 a 1968 com Jack Bruce e Eric Clapton, e mais tarde fazendo parte do grupo Blind Faith. No começo dos anos 70, Baker viajou em turnê e gravou com sua própria banda, Ginger Baker's Air Force.
A técnica de Baker chamou atenção por sua virtuosidade, técnica e o uso de tympani e outros instrumentos de percussão nunca antes usados no rock. Embora às vezes tocasse de maneira bombástica (similar àquela de Keith Moon do The Who), Baker também era capaz de tocar de forma mais contida, graças à sua experiência se apresentando com bandas de jazz inglesas durante o final dos anos 50 e começo dos 60, estabelecendo um novo patamar de profissionalismo entre os percussionistas de rock. Baker também apresentava longos solos improvisados (como em "Toad") em seu elaborado kit de bateria; ele foi um dos primeiros músicos a usar dois bumbos, inspirado pelo baterista de jazz Louie Bellson.
Desde 1986 Ginger vem lançando diversos álbuns e viajando em turnê com inúmeros astros do jazz, da música clássica e do rock. Além das bandas com seu nome, como Ginger Baker's Airforce, Baker Gurvitz Army (1975-1976) e Ginger Baker's Energy (1976), Baker também foi integrante dos grupos Hawkwind (1980), Atomic Rooster (1980), Public Image Ltd (1986) e Masters of Reality (1990).
Este disco é um dos álbuns de vinil de minha coleção. Baixem e ouçam...

5 comentários:

  1. Link sempre no título do álbum...

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhada nesse ai.
    Era moleque e me lembro dessa série Pop Giants.
    Normalmente eram discos que não haviam sido lançados no Brasil.
    Um amigo meu tem um monte destes, o do Traffic é na verdade o "the best of Traffic"; o do Daltrey, o primeiro disco solo dele e por ai vai. Mas à época eram tudo de bom, pois, como falei, os "originais" não existiam em terras tupiniquins.
    Valeu por compartilhar. Qualquer coisa estou às ordens.
    []

    ResponderExcluir
  3. Only Good Song, dê uma olhada neste site:
    http://markbarrydiscographies.blogspot.com/2009/03/pop-history-series-of-vinyl-double.html

    Tive alguns na mão, mas troquei nos sebos da vida da década de 80. Lembro que troquei dez pop history por um do Slayer (que era raríssimo na época).
    Valeu o contato, muito legal seu blog.
    abs
    Equipe Valvulado

    ResponderExcluir
  4. caros amigos,
    gracias por el link, pero el album no esta completo, son 14 temas. El tema Passing the time de Cream es en realdad Let Me Ride (No. 12).
    Yo tengo el de Eric Clapton, que fue el segundo disco que compré a mis 14 años a principio de los 70's.
    Traten de conseguir los temas que faltan!
    Abraçaço desde Colombia,
    Darío

    ResponderExcluir
  5. Dario, gracias por avisar. El album es de vivil e parece estar completo.... Pero, voy procurar nuevos y mas completos... Gracias...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...