terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sergio Sampaio

Uma pequena homenagem ao Sergio Sampaio, grande artista, com criatividade rara!
 
Marginalizado pelas gravadoras, Sergio Sampaio não conseguiu sucesso e reconhecimento imediatos, mas agregou em torno de si, alguns fervorosos seguidores.
Nas palavras de Lenine, Sérgio Sampaio foi um desses "enturmados sem turma", da estirpe de um Tim Maia e de um Raul Seixas, só que muito mais radical que os dois em matéria de malandragem. Quando Sampaio se fez conhecer nacionalmente no Festival Internacional da Canção de 1972, estava tuberculoso e tão magro que os amigos chamavam-no de "transparente".
 Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, de Rodrigo Moreira (Ed. Muiraquitã) é a primeira biografia do compositor capixaba e surge no rastro do CD tributo “O Balaio do Sampaio”, produzido por Sérgio Natureza com a participação de fãs declarados do músico, como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, João Bosco, Luiz Melodia e Jards Macalé, entre outros. Para Sérgio Natureza, que conviveu e chegou a ter parcerias com Sampaio, o cantor maldito foi o verdadeiro "Garrincha da MPB" ao driblar os percalços, entortar as defesas dos insensíveis e marcar gols de placa com suas canções. Não por acaso, Sampaio teria o mesmo fim inglório, similar ao do craque do Botafogo, seu time do coração.
E Raul também bebeu dessa fonte. Influenciado por Sampaio, faria até um samba, - Aos Trancos e Barrancos - coisa inimaginável para o roqueiro até então. Juntos e acompanhados de Edy Star e Míriam Batucada, fariam em 1971 um LP lendário pela CBS, o transgressor Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das Dez.
O rótulo de "maldito" que as gravadoras e a mídia pregaram-lhe na testa acabou atravancando sua carreira, antes mesmo que ela pudesse realmente começar. Texto baseado em http://www.samba-choro.com.br/artistas/sergiosampaio
Em 1973 lança seu primeiro LP, produzido por Raul e com o nome da canção de sucesso, com vários músicos de renome, a música "Cala a boca, Zebedeu", de autoria de seu pai, tocava direto nas rádios.

Curtam esse som!!!


1. Viajei de Trem
2. Filme de Terror
3. Cala a Boca, Zebedeu (Raul Sampaio)
4. Pobre Meu Pai
5. Labirintos Negros
6. Eu Sou Aquele que Disse
7. Leros e Leros e Boleros
8. Não Tenha Medo, não
9. Dona Maria de Lourdes
10. Odete
11. Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua
12. Raulzito Seixas

5 comentários:

  1. Sergio Sampaio - Link OK... Novo link

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo link. Ooo coisa boa! Sergito, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Andréa, obigado a vc pela visita. abs. Valvulado

    ResponderExcluir
  4. sou primo de sergio moraes sampaio nilton de souza moraes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...