domingo, 5 de maio de 2013

Boteco "Nas Ondas da Net" - Música dos Anos 80


O boteco "Nas Ondas da Net" é um lugar virtual onde alguns amigos se encontram quase diariamente para discutir música. Os ilustres participantes possuem um excelente conhecimento musical, e alguns deles viveram momentos interessantes, que são generosamente compartilhados na mesa de bar virtual. Nos últimos meses foram debatidos os mais diversos assuntos musicais nos comentários das postagens, porém o último, foi bem interessante. Vale a pena dar uma visitada e conferir os diversos comentários desta moçada. http://7062khz.blogspot.com.br/2013/04/v-80s-in-concert-2011.html ).      

A maioria dos frequentadores é admiradora da música da década de 70, em especial do Rock Progressivo. Tivemos uma extensa discussão dizendo que a década de 80 foi muito inferior a década de 70 em termos de qualidade musical, inovações, etc. A discussão ficou bem acalorada, porém no final concordamos que a década de 80 produziu sim, música de qualidade, em formatos e mensagens diferentes. Ao final dos comentários do post, cada participante indicou uma obra que ouviu muito nos anos 80 e nós do Valvulado, nos comprometemos a fazer o post...

                                           ( http://sommutante.blogspot.com.br/2013/04/sex-pistols-never-mind-bollocks-heres.html )




(Lucy) ...Ok, um disco dos 80 que eu tenha comprado na época. Como ninguém falou ainda, Nothing Like the Sun, do Sting, de 1987. Destaco três favoritas: "Englishman in New York", "Little Wing" (best cover ever and shall remain like so) e "Be still my beating heart".
Hat tip, pessoas, boa noite.









Este dois são indicações do Gustavo, dono do boteco: " Se ainda der tempo, lembrei de In the City of Lights do Simple Minds de 1987....







(Luciano) Vale Steve Ray Vaughan - live at el mocambo? Um amigo meu falava que pra ele era a exceção dos anos 80. hahaha











Estes são indicações do Dead do Som Mutante. Este blog é um dos grandes inspiradores do Valvulado...
(Dead) "Pet Shop Boys, Smiths,Tears for Fears,David Bowie,Ac/DC,Bobby McFerrin,Rush com Tom Sawyer, Def Lepard,Journey,U2, Inxs, Van Halen,Guns com Welcome to the Jungle,Stix,Foreigner,ReoSpeedwagon,Pretenders, Chaka kan, Fuckng Stones com Start me Up,e etc e etc
Realmente uma década perdida, essa é só uma parte do que comprei, troquei, gravei, tenho e postei e ainda gosto e falo deles... " . Depois desta lista, Dr. Dead enviou outra e chegamos a um acordo destes dois.





Esta é uma das indicações do hermano Aponcho do Aponcho Rock, um grande blog do Chile. Após enviar uma grande lista (Van Halen, The Cult, Stevie Ray Vaughan, Motorhead, ACDC...), declarou:
(Aponcho)...Que... me van a decir que cobardía proponer solo discos reconocidos? Números uno?
Déjame decirte que cada uno de estos disco en su minuto, cuando salieron, me volaron la cabeza! 
Claro, a mi y probablemente a gran parte del resto del mundo pero, que tiene eso de malo? No creo que sería la misma persona si alguno de estos discos no hubieran existido.
Si es por dejar solo uno, elijo el que mas representa la década, Appetite for Destruction de los Guns and Roses.



Fernando Pacheco - 1986 Himalaia


Grande sugestão do Ricardo. E vale um comentário: "O lado A, "The Past", foi gravado com o Recordando o Vale das Maçãs na cidade de Curitiba, durante o ano de 1982, e traz indícios do que seria o segundo álbum do grupo. O lado B, "The Present", apresenta Pacheco tocando todos os instrumentos. Ambos os lados demonstram uma aula de sentimentalismo e técnica com o músico viajando por onde mais gostava: os temas instrumentais. Apesar de composto por apenas cinco faixas, as mesmas são certeiras e grudam no cérebro de qualquer apreciador de boa música. ..." ( http://consultoriadorock.blogspot.com.br/2012/08/maravilhas-do-mundo-prog-fernando.html )





(Ricardo) Breu e Turma do Valvulado, parabéns pela iniciativa. Será um post histórico. Outra sugestão. Esse eu assisti em VHS:
Camel - Pressure Points - Live in Concert - 1984





(Carlos)....E como se não bastasse, tive que confessar que tenho a discografia do B52, Missing Persons, Tom Tom Club...


Para finalizar, gostaria de citar o Aponcho: " Hola Breu, perdona la "brincadeira" pero llevo semanas escuchando que la de los 80s es "la década perdida" del rock pero... ya viste la lista de Dead, o la mía? Te aseguro que quedaron muchas, pero muchas bandas fuera, por falta de tiempo o de memoria, entonces perdida porque? porque tenia muchas otras tendencias justo en el medio? por el Punk, el New Age o la Onda Disco? al contrario, es una década llena de muy buena música! Solo que no es solo Prog o Rock...
Saludos!" . O que concordo em gênero, número e grau... Viva El Chile!!!!

Para ver mais álbuns clássicos dos anos 80:

The Cure - Midnight Oil - The Cult - Kiss Heavy Metal

Talking Heads Simple Minds The Style Council The Police Punk Rock I Punk Rock II British Metal



24 comentários:

  1. Pessoal, quanta honra em ver o boteco sendo lembrado por vocês aqui no VALVULADO....

    Muito obrigado mesmo......


    A todos do VALVULADO, parabéns pela iniciativa cultural em fazer esta resenha global sobre as músicas que habitaram os anos oitenta..

    Vendo as capas, da uma saudade danada.....

    Amanhã chegando ao RJ, vou baixar todos, pois realmente eu estou afastado dessas músicas......

    Sensacional, valeu mesmo!!!

    Abraços a todos,

    Gustavo



    ResponderExcluir
  2. Ao som de James Brown vou repassando meus caminhos e ouvindo o cara que inventou a black music praticamente, calor que tínhamos n negros de qualidade mas ele era o King of the Soul, e qto ao post falar o que?
    Toda idéia boa tem de ser reverenciada e todas elas são as mais simples e feitas com o coração.
    Um produto dos eua vendia que nem agua lá, e aí uma grande rede trouxe pro brasil e foi um fracasso total e um prejuízo imenso. Se reuniram todos pra saber onde erraram ou o que teria dado errado, e só descobriram que as prateleiras por lá eram maiores e mais altas que as de cá e o produto ou tinha de ficar na última de cima, ouno chão prq não cabia simplesmente na altura dos olhos, técnica mundialmente usada pra se expor os produtos que dão lucro e que devem vender mais rápido.
    Como não dava pra mudar tudo abortaram a ideia e colheram os prejuízos.
    Isso é o que acontece com um sucesso mal planejado e por isso não se pode dizer que um cara que já foi casado com Crisse Hinds do Pretenders seja um retardado e forme uma bandinha de merda a qual pra quem não sabe é o Simple Minds, James Kerr ou Jim Kerr como é conhecido lançou vários hinos e Alive and Kicking que é de 85 até hoje choca quem ouve e não conhece.
    Boa a todos que ainda lutam essa luta contra gigantes só por amar a música e estampar em suas galerias quadros tão lindos, ah pra fechar já mudei pra Simple Minds e depois vou ouvir o mestre SRV.
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O Simple Mind só teve dois hits Dead...esse que você citou e o Don't You Forget About Me......Mas isso não é privilégio do Simple Mind...Mas da maioria das bandas dos anos 80....Até do B'52 e Tom Tom Club.

    ResponderExcluir
  4. Afortunadamente, si, afortunadamente de un tiempo a esta parte la gran enemiga de los blogs musicales (y por defecto de los blogeros) estacionados en blogger, la DMCA por algún motivo que desconozco dejo de borrar directamente blogs, tengo un par de ideas de que es lo que podría ser, porque aclaremos, las amenazas continúan.
    Una es que creo que los mismos sellos se dieron cuenta que para mantener sus catálogos en movimiento, la mejor y única manera de que un disco siga vigente es precisamente estos blogs, los que tienen una alta audiencia cautiva a costo cero.
    La segunda es que el poderoso GOOGLE se cansó de recibir reclamos y mala imagen de uno de sus productos y buscaron un plan B.
    Son solo conjeturas pero también deben tener que ver algunas estadísticas de las ventas de discos, quienes, como y donde se están vendiendo, yo conozco la industria por dentro y se que no son tontos y que no les gusta perder dinero.

    Todavía puedes ver como algunos post, en base a los famosos reclamos de DMCA salen del aire. Peor aun, y algo que ha hecho que muchos grandes blogs paren y hecho desistir a excelentes amigos, es la persecución de los sitios donde dejamos disponibles los archivos, solo la caída de Megaupload le costó a estos bloggers miles si no millones de archivos alrededor del mundo, y en mi caso particular se llevo cientos de archivos que no se si voy a poder recuperar.

    Donde quiero llegar con todo esto?
    Este segundo aire que se comienza a respirar ha hecho que algunos blogueros retomen sus sitios, la aparición de mega.co.nz que algunos (entre ellos yo) comiencen a usar pone a todo el mundo de buen humor.
    Con todo cariño veo a leyendas de los blogs comentando y enseñando a aquellos que nosotros mismos esperamos que tomen la antorcha y continúen con lo que nosotros tanto amamos, la divulgación de la música por el amor a la música.

    Yo me considero un afortunado de poder participar de estas "reuniones" habituales el OdN y en todos los blogs que están conformando esta maravillosa cofradía.
    Entonces, debo agradecer, primero que acepten a este extranjero que además escribe en otro idioma (obligando a algunos a usar translate.google.com)
    A los blogueros que por este amor no dejaron nunca, sin esperar nada, muchas veces sin un simple comentario que los estimulara, a continuar entregando su tiempo y su conocimiento.
    Agradeces tbn a aquellas leyendas que continúan a pesar de todos los problemas que pasan, tanto en la vida como en la blogosfera.
    No los voy a nombrar a todos porque la lista es larga, pero tu sabes que te lo digo a ti también.
    Me salí del tema, por favor disculpen.

    Larga vida a los Bloggers!

    Saludos!

    ResponderExcluir
  5. Ontem quando lí a resenha pela primeira vez, eu estava usando um celular, o que não deu a devida dimensão do que foi postado, mas agora lendo em uma tela de um computador, eu não poderia me furtar da obrigação de fazer uma correção do que disse no primeiro comentário.

    Quando disse a palavra “lembrança”, ato falho meu, deveria ter dito, uma “PUTA HOMENAGEM” ao boteco, não especificamente para mim, mas para todos os loucos que lá frequentam......... OBRIGADÍSSIMO!!!!

    E o mais importante de tudo, é que por conta desta brilhante iniciativa de vocês, outra ficha muito importante caiu para mim, pois a música da década de oitenta, sem toda pompa e circunstância, acompanhada do eruditismo da década anterior, que por sinal eu gosto muito, não vou negar, veio com um propósito muito maior do que simplesmente transgredir a ordem das coisas, pois ela veio dar alegria, promover a descontração, desopilar as artérias e veias um tanto obstruídas pelo tempo e tornar as coisas mais simples, porém, sem a idiotice musical que atualmente assola o Brasil e o mundo....

    Enquanto escrevo, escuto o álbum do B’52, baixado aquí e logicamente, algumas passagens muito divertidas de meu passado vão se recuperando, portanto, à “Tropa do Elite” do VALVULADO, parabéns por esta sacada incrível, que com certeza vai tirar muita gente do armário........

    Abraços a todos,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  6. Aponcho sou seu fã ardoroso!!!!!!!!!!
    Vc tá dando aulas por aqui e para de falar que é de fora, prq vc é mais de dentro que imagina, que fora o que? fora saõ os pes nos sacos que só torram o que fazemos, vc é irmão.
    Posto isso, Gustavo, até vc dançando ao som do b52 junto com o velho gagá eu não vou suportar.
    O Breu nós não combinamos porra nenhuma, vc que escolheu e pronto,a escolha é ótima, mas foi sua, assuma apesar que é muito melhor tocar e dançar ao som do Def e do ZZ do que o Anc e o Gustavo aos b52, já imaginaram com aquelas peruconas meio chapados de cerva e rodando ao som de legal tender??????????
    Aiaiaiaiaia,rs
    Amanhã vou levar o anc pra tomar sol mais cedo e ver se mudo a dose dos remédios,rs
    Enjoy!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico imaginando o "Anc", com aquela peruca vermelha reluzente, cantando e dançando, "Love Shack".... hahahaha

      Excluir
  7. Vocês estão escrevendo história, iluminando muito do que passou e ainda tem passado despercebido. Participar desta belíssima postagem é gratificante, mas o mérito é todo de vocês. Muito obrigado por contar com nossas sugestões. PARABÉNS e que nossas sementes perpetuem a colheita.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  8. Acho que tinha uns 15 anos que eu não escutava "Ghost In The Machine" na íntegra..... que maravilha.....

    Três décadas depois, o álbum está tão atual como da época de sua criação e muito melhor que o que produzido atualmente.....

    A curtíssima música, "Invisible sun", soa como uma sinfonia.....

    O álbum, "Reggatta de Blanc" que é de 1979, portanto ficou de fora desta enquete, é um dos mais representativos e antológicos da discografia do "Police"...

    "Synchronicity" de 1983, que se não me engano foi o ultimo álbum de estúdio da década de 80, também é um forte representante do curto, mas consistente legado do do The Police.....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  9. Chega de hipocrisia...........eu tenho 10 gigas aproximadamente dos anos 80 ( fora o Heavy Metal ) essa década é uma linda e colorida colcha de retalhos compostas por uma grande quantidade de artistas e bandas de um a três hits ( essa é a média )...Mas altamente divertida!!!!! David Byrne foi meu ícone neste período!!!!

    Mas é muito importante lembrarmos do que aconteceu na cena musical do Brasil neste período...Que Graças ao Bom Deus, ficou imune ao movimento Punk....Mas isso pra mim.. é outra história.

    O B'52 fez uma apresentação antológica no Rock in Rio com a Tina Weymouth no baixo....em tempo...minha preferida é Planet Claire ( Carl Palmer deveria tentar essa música no lugar de Peter Gun..acho que funcionária...)

    Valvulado....Parabéns pela belíssima homenagem....Quem diria em Mano Véio!!!!!!!!!!!

    Aponcho foi direto no X da questão...algo novo deve estar começando........... e eu acho que meio sem querer, somos pioneiros!!!!!!!!!

    The Ancient

    ResponderExcluir
  10. Owww, devo ler isso como um ladies first? rs Grazie!

    Meu, foi uma década muito divertida. Um montão de one-hit-wonders. Não foi só deprê, down, down, down. E muitas músicas levantaram bandeiras importantes, Jimmy Somerville foi um que conseguiu isso com maestria -- goste-se ou não dele e da música...

    E, é claro, vocês lembraram muito bem linkando pra outras postagens, teve o Midnight Oil com o que é, provavelmente, seu disco mais importante, o Diesel and Dust. Quando os caras voltaram ao palco depois de 2002 em pelo menos duas grandes ocasiões -- concertos charity --, ficou patente que a galera sente muito a falta e que eles continuam fazendo o chão tremer. Vale ver no YouTube, procurem live 2005 e 2009.

    Hat tip. :)

    ResponderExcluir
  11. Uma gandaia!!!
    Me acuerdo do Madame Sata lleno hasta el techo con miles de kilos en metal, la 89 entregando puro Rock el día todo y a Rita Lee con el programa mas entretenido de la radio.
    Exocet metidos en las calcinhas y un montón de niños bien poniendo caras de malo y haciendo rock por la tele.
    Es la década de Michael Jackson y las narices eran blancas, las mejores bandas de rock eran de blancos que odiaban los negros (Guns) y de negros que amaban los colores (Living Colours).
    No se puede hablar mal de la década que tomó lo mejor de los 70's y lo convirtió en una fiesta!
    Saludos!

    ResponderExcluir
  12. Pô, Breu... Detonou, meu velho... Parabéns. Trouxe este bando de loucos para cá. O Post ficou 10. Também gosto demais desta década e tenho vários discos. O post 80 do Nas Ondas na Net liberou fantasmas desta moçada. Parabéns Gustavo. o boteco é um grande sucesso e faz muito bem tomar uma com vcs.

    Aponcho, muito interessante o que escreveu no primeiro comment... Gostaria de discutir mais. Notei algumas mudanças nos blogs, na net...

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Moçada do Boteco, valeu a experiência. Me diverti muito e conheci melhor todos vcs... Foi um grande prazer discutir todos estes fantasmas de 80 e resolvê-los. Apesar do experimentação, cito o Aponcho de nuevo: No se puede hablar mal de la década que tomó lo mejor de los 70's y lo convirtió en una fiesta!... Este Aponcho fala a coisa certa na hora certa e em espanhol... hehehe. Dead, saber que vc, o lobo cibernético tá baixando músicas por aqui, e como o Pelé bater uma bolinha com o Comercial de Ribeirão Preto. E tem mais, o Gustavo abriu o bar de novo... Vambora detonar o post do Nas Ondas da Net... Abs

    ResponderExcluir
  14. Aí, Breu Pit!
    haaaahahahahaha!!!

    ResponderExcluir
  15. Pessoal,

    Esquecemos do "Tears For Fears" e seu grande álbum de 1989, "Seeds of Love", com Roland Orzabal mandando muito bem com seu vozeirão......

    Esse ai tem vaga em qualquer banda.....

    Em tempo, a ilustração da resenha está perfeita....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir

  16. Aponcho, foi o exemplo mais parecido comigo (hehehehe).

    Gustavo, Tears for Fears realmente faltou. Os Orzebals agitaram os 80's e ficaram lá. Vai constar em futuras postagens aqui, pode deixar. acabei de selecionar em meu acervo Robert Fripp com David Byrne, especial para Carlos...

    Abs
    Breu

    ResponderExcluir
  17. Ei, esquecemos o cacete que tal darem um olhadinha na lista desse animl aqui heim?
    Aliás deixo aqui meu manifesto qto a esse complô ardiloso pra tentar expor esse lobo estepario com uma figura anciã que já está muito bem representada pelo anc e aquele viadinho do brad pitt caiu como um luva.
    Breu, num ford.......sou um animal secular, ultímo dos descendentes de uma família de lobos legítimos e não descendente de cães, demos origens a n raças de lupinos e estou exposto como um velho gagá e aínda por cima curioso olho por cima dos ombros da Lucy e o Luciano me encarando?
    Ah espera pra ver, aguarde, valvulados, vcs não sabem com quem mexeram, e por falar em mexer disseram a vizinhança que o som do b52 rola sim namansão do Gustavo a beira mar e cada hora e peruca e as luzes são trocadas e etc e tal, meu pai ele e o Anc juntos deve ser uma festa!!!!!!!!!!!
    Enjoy!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Dead seu biruta,

    Você tem razão, mas tentar achar algo naqueles comentários tá muito difícil, portanto, a Tropa de Elite do VALVULADO, está "CONVOCADA", assim que for possível, a postar algo do "Tears for Fears" (de preferência o álbum "Seeds of Love")para ser detonado aqui (no bom sentido é claro) e lembrem-se MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA" ......

    Outra coisa, DEAD, adorei esta história de mansão à beira mar...... diz aonde é, que eu me mudo ainda hoje para lá..... KKKKKKKKK

    Abraços a todos,

    ResponderExcluir
  19. O Dead... Escolhi o cara com a maior cara de intelectual. O único que olha questionando o que a Lucy está dizendo... Em relação ao Brad Pit, cara, parece muito comigo (hehehe). Mas Dead, escolhe outra imagem da foto que mudo... Eu ia colocar o desenho do lobo mau da Chapeuzinho...

    Gustavo, Tears for Fears na agulha, pode deixar....

    abs
    Breu

    ResponderExcluir
  20. (Hahaha) Me imaginaram careca, e eu tenho uma vasta cabeleira!

    Grande abraço galera!

    Luciano

    ResponderExcluir
  21. O Breu alivia cara, relaxa, faz que nem eu que essa porra de teclado t´uma merda pra qqr coisa e to aqui e ´lá e acolá s[o ladrando, se vc se acha assim quem sou eu pra questionar,mas que parece um viadinho no meio da véiarada parece, daqui a pouco vão bater no boteco acusando a gente de pedofilia,ré,ré,ré
    Cara o post é seu vc pôe o que quiser e se colocasse o Undertaker meu ídolo no wwe ia meter o pau tb,relaxa e aproveita, mas vou discordar do cara da mansão Tears for Fears me lembro na hora da bolacha que eu tinha do Songs from the Big Chair que ganha por pouco do primeiro e mítico The Hurting de 83 esse e 85 o anterior. The Hurting é algo inatingível em tudo, mas eles conseguiram dois nos depois se superar e lançar o que falei.
    Aí eles explodiram pelo mundo, e claro que respeito um cara que fica a beira da piscina com agua do mar, sentado num longchair e calçando pufs nos pés de perucas variadas tomando dry martini, mas essa é só a minha opinião.
    Aliás acho que preciso de um terapeuta prq nunca concordo com ng cacete, será que alguém conhece cura pra lobo estepario? Achoque terei de ir ao Chile fazer um caminho de alguma coisa lá pelos lados de Melipilla e me encontrar de novo, aliás se num me encontrei até agora vou é me perder por lá e formar uma banda de rock com o Aponcho,rs
    Olha só o Luciano se achando aí meu pai!!!! O V2 tá todo todo mas num tá no instantãneo e o show mesmo que ainda não falaram foi o ANONINO, cara matou a pau, sacada de gênio,ri muito disso aí.
    The Show Must go On..........sorry Lucy sua fala mas não resisti.
    Enjoy

    ResponderExcluir
  22. O Breu realmente é viadinho. E não me inclui na lista. Mas é um brother querido e tem todos do Tears for Fears. Vai rolar aqui...

    Javanes, o próximo post é seu.

    Dead Wolf, obrigado por lembrar de mim, pois meus camaradas me esqueceram.

    abs

    ResponderExcluir
  23. Breu, não ph, Brad Pit? Por que não escolheu a cara de algum roqueiro? Bom, ainda está em tempo. Nada a reclamar de meu personagem. Tá meio idoso, mas vou chegar lá. A representação do Anônimo foi muito inteligente. Grande sacada.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...