sábado, 2 de março de 2013

89 FM - A Rádio Rock

Uma das melhores notícias para os órfãos da rádio rock (e pra quem não conhecia e vai poder conhecer).

A lendária 89 FM – A Rádio Rock, de São Paulo, está de volta ar!
A reestréia oficial aconteceu no dia 21/12/2012 e agora a rádio passa a se chamar UOL 89FM.
Antes dessa volta, a Rádio Rock ficou no ar de 1985 a 2006 no dial 89.1 de São Paulo e foi retransmitida em muitas cidades do país.
Para explicar aos jovens de hoje, naquela época os álbuns de vinil eram relativamente caros, som no carro com toca fitas eram caríssimos (computador tinha tela verde e nem se pensava em multimídia). Uma rádio que tocava Rock valia ouro. E não era só isso, além de tocar os clássicos do Rock, trazia novidades. Era comum gravar fitas K7 com a programação da rádio, nos antigos aparelhos 3 em 1.
Recebi com muita alegria esta notícia, mostrando que som bom ainda tem espaço neste mundo. Para comemorar, vou postar umas bandas que conheci através da 89 FM, A Rádio Rock.






Concert: The Cure Live is the first live album of English rock band The Cure. It was recorded in 1984 at the Hammersmith Odeon in London and in Oxford.

The Cure é uma banda de rock inglesa formada em 1976 em Crawley, Inglaterra. Robert Smith é o líder da banda e único elemento constante desde a sua formação, além de se manter responsável sozinho por sua direcção musical, sendo produtor, cantor, compositor e multi-instrumentista.





The Cult é uma banda de rock, formada em Yorkshire, Inglaterra, em 1984, por ex-membros das bandas Southern Death Cult, Theatre Of Hate e posteriormente Death Cult.
No fim dos anos 70, um jovem chamado Ian Astbury decidiu criar uma banda. Este foi o início do Southern Death Cult, um grupo de rock gótico pós-punk. A música do grupo não combinava totalmente com o seu estilo, uma vez que Astbury era muito influenciado pela música e visuais dos anos 60.
Em 1983, com o fim do Southern Death Cult, Ian Astbury junta-se a Billy Duffy (guitarra, ex-Theatre of Hate), Jamie Stewart (baixo, ex-Ritual) e Ray Mondo (bateria), e a banda passa a se chamar Death Cult.
Em julho de 1983, a banda lançou Death Cult, um EP com quatro canções. Em setembro do mesmo ano, Ray deixa a banda para dar lugar a Nigel Preston, (ex-Sex Gang Children). Com o novo baterista, o Death Cult lança em outubro de 1983 o single God Zoo.
Em uma sexta-feira, (13 de Janeiro de 1984), antes de fazerem um programa de TV, Ian decide que a banda passaria a se chamar The Cult, retirando, assim, a conotação "gótica" da banda. Astbury justificaria assim esta mudança: "nós somos mais vida do que morte".
Eu ouvi demais o álbum Love de 1985 e tocava muito na 89...







Diesel and Dust é o sexto álbum da banda australiana de rock Midnight Oil, lançado em 1987. Este álbum trouxe o sucesso internacional para a banda.
O Midnight Oil é conhecido em todo o mundo como uma banda de ideais políticos e ambientais fortes. Sua maneira de abordar tais temas a transformou suas canções em hinos e suas apresentações em comícios, mantendo vivo o espírito contestador e inconformista do rock. Os Oils, como são chamados pelos fãs, também ficaram conhecidos por terem obtido legalmente junto à gravadora o pleno controle sobre sua obra artística, não se submetendo as regras do mercado fonográfico.



E para encerrar esta celebração aos bons tempos de uma rádio inovadora, um clássico... Kiss:




Kiss é Kiss... Não dá para escrever nada. Fui no show em 1984, ouvi este vinilzão aí e tocava muito na 89... I LOVE IT LOUD!!!!!

Muito sucesso a 89, e que a boa música volte às FMs.

3 comentários:

  1. Gran Radio de ROCK!
    Incendiando meu radio...
    No solo era Rock, tenía la gracia de incluir otras tendencias como punk, new age, dark, hasta blues. Ademas los programas eran increíbles, quien no recuerda a Rita Lee (en aquella época Lita Ri) con el programa mas entretenido que hasta ese minuto existiera.
    Quieres escuchar la 89 online? aquí te dejo el link.

    http://www.webnow.com.br/streaming/autoplaylist/v1/89rock64k.mp3.m3u

    Gran post

    Saludos!

    ResponderExcluir
  2. gostaria de ver coletâneas dessas feras do rock! está demais!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...