sábado, 12 de outubro de 2013

Woodstock - Music & Art Fair (3 Days of Peace & Music)


Muito antes dos Mega Eventos, de Rock in Rio, Hollywood Rock entre outros, rolou o Woodstock. Era para ser um show normal, em uma fazendinha afastada, mas uma série de acontecimentos, transformou este despretencioso show em um dos maiores acontecimentos musicais e culturais, marcando uma época e várias gerações. Mesmo tendo passado 44 anos, o Woodstock é lembrado e reverenciado. Esta história tem que ser contada desde o começo. Relaxem e curtam... ( http://www.dw.de/1969-festival-de-woodstock/a-609975 ).


Em 15 de agosto de 1969 começava ao norte de Nova York um festival de rock em que se apresentaram os mais conhecidos músicos do gênero. O evento entrou para a história como auge e crepúsculo da geração hippie. Três dias de música e desconcentração no auge do movimento hippie. Ninguém tinha mais de 30 anos entre os 400-500 mil jovens que acamparam durante três dias, comendo, bebendo, dormindo e fazendo amor ao ar livre. Quem esteve em Woodstock de 15 a 17 de agosto de 1969 afirma que foi a maior manifestação de paz de todos os tempos. Para as más línguas, a descontração foi resultado do enorme consumo de drogas praticado durante o evento pelos jovens representantes da geração "Flower Power".


O que estava planejado era algo totalmente diferente. Os quatro jovens de Bethel, no estado de Nova York, que alugaram para o festival de rock ao ar livre a propriedade rural de Max Yasgur, de 250 hectares, contavam com a participação de no máximo uns 80 mil hippies. Mas, ainda antes de a festa começar, não parava de chegar gente para ouvir The Who, Jimmy Hendrix, Joan Baez, Crosby, Stills and Nash, Jefferson Airplane e muitos outros mais que haviam confirmado presença. Logo foi preciso desmontar as cercas da fazenda, o que ocorreu com toda a calma, porque o pessoal não era de arruaça.



Max Yasgur não cabia em si de contentamento: "Sou um simples camponês. Não sei como falar para tanta gente. Esta é a maior multidão que já se reuniu num lugar. Mas acho que vocês provaram uma coisa para o mundo: que é possível que meio milhão de pessoas se reúnam para ouvir música e se divertir durante três dias — só música e divertimento". O festival em Woodstock não foi o primeiro a ser realizado ao ar livre em fins da década de 60. E, para os hippies de verdade, até hoje o festival de Monterey, realizado na Califórnia no verão setentrional de 1967, continua sendo o acontecimento. Mas a ele compareceram apenas 50 mil pessoas. Woodstock reuniu pelo menos oito vezes mais.

O Woodstock aconteceu em um momento também histórico. 1969 foi um ano que entrou para a história do mundo. Só para citar alguns grandes fatos: Guerra Fria, Guerra do Vietnã, conflitos raciais (Black Power), Contracultura, homem na Lua, Foi um ano de quebra de paradigmas, de contestação e principalmente de mudanças, que influenciariam e mudariam toda a década seguinte, os famosos anos setenta!!!!!


Na Casa Branca, estava instalado Richard Nixon, que incorporava os clichês do governante reacionário em velhos moldes. E o que Woodstock significou, no fundo, foi a rejeição dos Estados Unidos a tudo o que Nixon representava. Nada expressou tão bem essa rejeição quanto a guitarra de Jimi Hendrix, entoando o hino nacional entrecortado pelos sons de bombas. Um ano antes de sua morte, o astro consagrava-se como o maior guitarrista de rock de todos os tempos. Hoje Woodstock tem a aura de um mito, provavelmente também por representar o crepúsculo do movimento hippie. O festival do amor e da paz rendeu lucros para seus organizadores, que ganharam com os áudios e vídeos produzidos sobre o evento. Na lembrança, permanece a imagem de um mar de lama preenchido pelo lixo deixado pelos participantes: a chuva que caiu em Woodstock só fez reforçar o mito.



Hoje vivemos uma época de Mega Shows de Rock, onde tudo é organizado, planejado nos mínimos detalhes. Porém, o evento embrionário dos Mega Concerts não foi bem assim...
Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, apenas um mês depois da famosa aterrissagem da Apollo 11 na Lua, o mundo testemunhou outro passo gigante. O festival Woodstock, no estado de Nova Iorque. Aproximadamente 500 mil pessoas convergiram para uma pequena cidade para escutar três dias de música. O fato de tantas pessoas virem de tão longe em nome da música nos diz algo sobre a experiência humana daquela época...

Mesmo que provavelmente não tenha participado dele, você deve ter ouvido falar sobre o evento conhecido como Woodstock. Você deve ter ouvido que houve sexo, drogas e rock'n roll, ou talvez que houve problemas com comida, limpeza, estacionamento, trânsito e até com água potável. Você possivelmente ouviu que a música estava fantástica: uma seqüência musical pouco provável de acontecer novamente em qualquer outra área. E tudo isso é verdade. Então, vamos dar uma olhada em exatamente como isso aconteceu.
A primeira coisa que precisamos reconhecer é que 1969 foi o auge da contracultura na América. A contracultura hippie incluía o uso de drogas, protestos antiguerra e anticapitalismo, o conceito de amor livre, o movimento de libertação das mulheres, vida em comunidade e muito mais.
Os Estados Unidos estavam divididos. De um lado estava um grupo de norte-americanos que apoiava o país: adesivos com dizeres "Ame-o ou deixe-o" nos pára-choques e apoio à guerra do Vietnã. Do outro lado estava o grupo de norte-americanos conhecidos como hippies: um termo que se tornou conhecido por volta de 1967.
A segunda coisa a ser reconhecida é que o rock já era um grande fenômeno.  Woodstock foi um festival de músicos da contracultura, como Joan Baez, Grateful Dead, The Who, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby, Stills e Nash. Reunir essas bandas e artistas num mesmo lugar transformou o Woodstock num ímã que atraiu pessoas de todo o país.


Tornando Woodstock realidade ( http://lazer.hsw.uol.com.br/woodstock1.htm )
Quatro pessoas são as responsáveis pela idéia que resultou no Woodstock: Artie Kornfeld, Michael Lang, John Roberts e Joel Rosenman. Roberts e Roseman eram jovens ricos que queriam uma idéia que os lançasse como empresários. Kornfield trabalhava na Capitol Records e Lang era um promotor de shows que, em janeiro de 1969, organizou um grande festival (para a época) em Miami, assistido por 40 mil pessoas. Lang se uniu com Kornfield e juntos eles tiveram a idéia de um outro festival de música, mas precisavam de dinheiro. O advogado (em inglês) deles os levou até Roberts e Roseman e os quatro se conheceram em fevereiro de 1969. Em março, a Woodstock Ventures Inc. (WVI) foi fundada  para organizar o evento. Woodstock, N.Y. foi escolhida porque muitos músicos já estavam lá: tanto Bob Dylan quanto Jimi Hendrix  tinham casas no local, por exemplo. Por volta de abril, a WVI já tinha um local e começava a fazer barulho com alguns comerciais. Já estava começando também a contratar as primeiras bandas: US$12.000,00 pela Jefferson Airplane; US$12.500,00 por The Who. Embora estes pareçam números ridiculamente baixos hoje, na época eles equivaliam ao dobro do que as bandas recebiam por seus shows, o que nos mostra como os tempos mudaram. Woodstock foi o evento que fez a fama de muitas dessas bandas e que, ao mesmo tempo, mostrou a todos como era grande o apetite do público pela música.
Então, em julho, apenas um mês antes do evento acontecer, o lugar originalmente escolhido baixou leis que proibiram o festival. Os organizadores lutaram e encontraram um novo lugar: um campo de 600 acres da fazenda de Max Yasgur em Bethel, N.Y. No começo de agosto, aproximadamente 200 mil ingressos tinham sido vendidos antecipadamente, e o que tinha começado como um festival de música para aproximadamente 50 mil pessoas cresceu para 200 mil clientes pagantes, e chegaria a mais do dobro disso. O problema é que não tinha jeito de aquela área abrigar tanta gente; então, quando os músicos começaram a chegar, o engarrafamento ficou gigantesco. Carros foram abandonados no meio da estrada e as pessoas foram andando para o show.



No dia do evento, aconteceram duas coisas impressionantes: primeiro, o festival se transformou num evento grátis. Simplesmente não tinha jeito de controlar a multidão, então os organizadores resolveram liberar a entrada. A cerca ao redor do local foi pisoteada e sumiu. Segundo, a música rolou totalmente. Com todas as estradas bloqueadas, os organizadores tiveram de alugar helicópteros do exército para trazer os músicos.



É difícil acreditar que algo assim poderia acontecer espontaneamente. Era como uma tempestade perfeita: o tempo perfeito no movimento da contracultura, o local perfeito, o zumbido perfeito, a ingenuidade e a inocência perfeitas (imagine tentar agendar tantas bandas de rock atualmente a um custo tão baixo). Foi um perfeito fiasco em quase todos os aspectos, exceto um: a música funcionou. Foi esse sucesso essencial que tornou Woodstock mundialmente famoso.



Estes três dias históricos e mágicos, geraram livros, filmes, estudos, e o mais importante, registros musicais inigualáveis... Os melhores músicos em sua melhor fase!!! Vamos ao som! Pegue o seu ingresso:



Woodstock - The 25th Anniversary Edition Collection (4 CDs)

49 comentários:

  1. Valvulados... Valeu. É impressionante acompanhar a evolução do blog e de seus integrantes. Conheci o Gringo, há uns dois anos e ele me falou desta maravilha. Agradeço muito este post do Woodstock.
    Alan - Passo Fundo/RS

    ResponderExcluir
  2. VS,

    Por hora, apenas uma frase: Muitíssimo obrigado!!!!!

    Assim que me recuperar, eu comento algo....

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gus... Recuperar de que? Espero que esteja tudo bem.

      Excluir
    2. Ta tudo bem!!!!

      Me recuperar do susto desta resenha..........Excelente!!!!!!

      Já sei, como hoje é o dia das crianças vocês resolveram nos presentear com uma "PÓS-GRADUAÇÃO" em WOODSTOCK......

      Abraços Java,

      Gustavo

      Excluir
  3. Apenas complemento este sensacional post,
    com um torrent em formato FLAC de um box com
    6 cd's (mais de 6 horas de áudio) e um book com
    74 páginas,

    O download é imediatamente iniciado, a partir de um
    rápido registro> e-mail e senha!!

    Aproveitem!!!

    Apenas 3,75 GBytes....vai demorar.....
    mas vale a pena!!

    "Os velhos desconfiam da juventude porque já foram jovens."
    William Shakespeare

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala WS... Obrigado, mas cadê o LINK? Meu, estava procurando este material. abraços

      Excluir
  4. o link!!! quase me esqueci!!!

    http://dl.rutracker.org/forum/dl.php?t=3409321

    ResponderExcluir
  5. Caro brother Valvulado, excelente post. Obra de arte, hermano. Sinta-se abraçado.

    ResponderExcluir
  6. Estava saindo de casa e vi este post MARAVILHOSO. Tinha que deixar um recado agradecendo. Minha esposa está brava me esperando, mas tinha que ler tudo e babei. Está bom demais. Obrigado e baixo tudo quando voltar (se minha mulher deixar). Parabéns pelo blog e concordo com o Alan Gaúcho, a evolução do Valvulado Som é notória. Information & Music. Fui!!!!
    Bruno

    ResponderExcluir
  7. Novamente......
    encontrei um torrent do mesmo boxset em mp3@320kbps
    e 4 vezes menor!!!

    http://dl.rutracker.org/forum/dl.php?t=2114352

    Aproveitem.............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de fazer o download mas não consegui, não sei onde clicar, poderia me informar? Grata.

      Excluir
    2. Traduzi a página e me cadastrei, já estou baixando. Mto obrigada.

      Excluir
  8. Olá!!!!
    O link FLAC não está "FUNFANDO"

    Porém o link em mp3@320 está ok

    Fiz o download em 2h30min!!!

    Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, fiz também... Vou ajustar o post...

      Excluir
  9. cara, pirei neste post. este é para ouvir no ultimo volume.

    ResponderExcluir
  10. thanks for all.
    but 4share sucks. i cannot download from there.
    please upload from an other mirror, like mega.co.nz, or zippyshare?

    ResponderExcluir
  11. Hey, Anonimo. Just start to provide new links... In few minutes. Thks for the contact and feedbac about 4 share.

    ResponderExcluir
  12. Caros amigos, obrigado pelas mensagens... elas nos estimulam e motivam para melhores posts. Obrigado e bom domingo...

    ResponderExcluir
  13. Tiro meu chapéu de palha para esta postagem. Aí, Gringo, deu certo!

    ResponderExcluir
  14. Moçada, vocês tiveram a manha. Pegaram um tema mais do que batido e renovaram, inovaram. Parabéns. Peguei tudo e todos os links estão OK. Saudades.
    R. Jabuka

    ResponderExcluir
  15. O interessante deste post é mostrar que o Woodstock foi um fracasso em organização, e a música o transformou em um MITO. Interessantíssimo e com música de qualidade. Obrigado

    ResponderExcluir
  16. thanks a lot for providing alternative links for 4share.
    :)

    ResponderExcluir
  17. by the way.... I love your blog and I follow your posts everyday.
    thanks a lot for everything!..

    ResponderExcluir
  18. Anonimos, obrigado pelos comments.

    stay with us!

    ResponderExcluir
  19. Hello good people!
    How are you?

    Great post!
    I love peace and love. All we need is love!

    I and Robert Fripp was there. We don't play, but I and Bob saw. Wonderful is a word!

    Congratulation, my friends!
    Go on...

    Life is so good!

    God bless you!

    Cheers!

    Peter Hammill, the true!

    ResponderExcluir
  20. Hi, Peter Hammil. Nice words for Monday morning...

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente maravilhoso. Não tenho mais nada pra falar.
    Parabéns.
    Pirata

    ResponderExcluir
  22. Grande Pirata, singrando por estes mares... Valeu, meu chapa!!!

    ResponderExcluir
  23. Pirata, acho que o som do Woodstock veio de downloads no Pirata... Há muito tempo atrás...

    ResponderExcluir
  24. Que bonito... Só mensagens de amizade e confraternização no post do Woodstock. Só falta soltar uma pombinha branca. Não vou melar o post da paz, mas o próximo tem que ser um Death Metal para eu soltar o verbo.

    ResponderExcluir
  25. Hehehehe... Este anonimo está espirituoso... Death Metal não sei, não. Acho que o Java nem tem. Um Hard Rock para uma briga com moderação.

    ResponderExcluir
  26. Que a paz esteja com todos!


    Barrabás

    ResponderExcluir
  27. Aí, Barrabás... Deu uma grande idéia para um novo post... Release Barrabás... Em construção.

    Não tenho Death Metal, mas vou providenciar... Meu amigo Ganjacore tem ( http://ganjacoreblog.blogspot.com/ )... Aliás outro grande site de Jabuka City...

    Gustavo, Pirata, muito bom te ver por aqui.

    Abs

    ResponderExcluir
  28. E esqueci, Que a Paz esteja com Todos!

    ResponderExcluir
  29. Srs, post maravilhoso. Concordo com o Pirata. E também parabéns pela moderação. Antes não dava para comentar nada, pois era entrar em um fogo cruzado. O site tem bom senso, estilo, educação e informação, com música como pano de fundo (acho que esta frase é do Carlos). Parabéns pelo Woodstock, e pelo belíssimo blog...

    Que a paz finalmente esteja e fique no Valvulado!
    Bruno

    ResponderExcluir
  30. Respostas
    1. Hi Neno... There is an alternative link in the botton of the album art work...

      Excluir
  31. Postagem maravilhosa! Paz e tolerância= as chaves para a concórdia, o fim das brigas.
    Quando me provocam, uso a bandeira da paz.
    A receita boa é vivermos em paz, amando uns aos outros.
    Modéstia e respeito não deviam ser apenas palavras,deveriam ser atitudes.
    Ninguém é melhor que ninguém. Tenho pena dos presunçosos.
    Fiquem em paz!

    ResponderExcluir
  32. Galera do Valvulado, ando meio sumido do circuito do rock do ondas na net e do Valvulado, mas passei aqui para dizer que achei sensacional esse post sobre o woodstock. Hoje com youtube, facebook, informações e dicas de todos os lados que chegam até nós, fica até difícil escolher um disco desconhecido para ouvir . Mas são textos inteligentes assim, com pesquisa e escritos com paixão que me estimulam a ouvir uns discos relacionados ao que foi dito. E estes shows completos que saíram a poucos anos em cd parecem ser um prato cheio delicioso. Tenho só o do Johnny Winter e é um showzaço! Dei uma lida sobre a matéria sobre o Deep Purple e gostei bastante também. Parabéns a vocês turma do valvulado pelos excelentes textos. Acho que todos vocês levam isso daqui como um hobie, sem cobranças de ninguém, e acho que é isso o segredo, diferente do que ocorre com outros veículos de informação profissionais sobre música que tem outros interesses.

    Abraços

    Luciano

    ResponderExcluir
  33. Muitíssimo obrigado por tudo! Valeu! FELIZ NATAL! Adorei ter de volta Hermeto na Suiça! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  34. Great post; cool blog, nice choices.
    Thanks!!

    ResponderExcluir
  35. Conheci o blog hoje e, por força do destino, fui parar na postagem do Woodstock. Vivi intensamente aquela época e aquelas músicas e só posso agradecer esse presente que nos foi dado. Está incrível!
    Parabéns pelo trabalho.
    Cândido Cesar-Marília(SP)

    ResponderExcluir
  36. Conheci o blog hoje e, por força do destino, fui parar na postagem do Woodstock. Vivi intensamente aquela época e aquelas músicas e só posso agradecer esse presente que nos foi dado. Está incrível!
    Parabéns pelo trabalho.
    Cândido Cesar-Marília(SP)

    ResponderExcluir
  37. Valeu, Candido... Esta postagem ficou especial mesmo. Obrigado por comparecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...