sábado, 17 de novembro de 2012

Dinho Nascimento - Berimbau Blues



Berimbau Blues é o nome da composição instrumental na qual Dinho utiliza um copo d’água como slide para tirar a melodia no berimbau. É também o nome do primeiro cd idealizado e produzido por Dinho Nascimento, que também assina a maioria das composições que interpreta. Lançado originalmente em 1996, ganhou o X Prêmio Sharp de Música (Revelação) em 1997.
Dinho Nascimento é um percussionista, compositor e vocalista baiano que se revelou um criativo adepto de fusões musicais às quais acrescentou a novidade do berimbau elétrico. Assim como outros músicos de sua terra natal, aprendeu a tocar berimbau e percussão nas "rodas de capoeira" e "festas de rua".
Aos 16 anos, teve a chance de aprimorar seus conhecimentos estudando piano e iniciação musical no Seminário Livre de Música. Participou de muitos festivais estudantis e no final dos anos 60 formou o grupo Arembepe, com quem atuou por mais de uma década, conseguindo boa repercussão com seu afro-rock de tempero baiano.
Mergulhando na carreira de percussionista, trabalhou ao lado de inúmeros medalhões da música brasileira como João Donato, Walter Franco, Tom Zé, Renato Teixeira, Vidal França, Zé Ketti, Flávio Venturini, Renato Borghetti, João Bá e Pena Branca e Xavantinho.


O blues, para mim, é um estado de espírito. Sempre achei que o berimbau, por sua origem africana tem tudo a ver com o blues e é assim que Berimbau Blues aconteceu. Aquilo que emociona, que faz a gente se mexer, cantar, dançar é que é o meu trabalho, que tem um pouco de tudo, de afoxé, salsa, capoeira, jazz e blues.“ - Dinho Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...