segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

André Christovam


André Christovam (São Paulo) é um guitarrista, compositor e cantor brasileiro. André Christovam é considerado um dos pais do blues no cenário muscial brasileiro, além de ser considerado um dos melhores guitarristas do país. Nascido em São Paulo, André estudou música no renomado Guitar Institute of Los Angeles (GIT) nos anos 1980, tornando-se o primeiro brasileiro a formar-se nesta escola. Ao retornar ao Brasil, em meados dos anos 1980, André trabalhou com os mais importantes artistas brasileiros e internacionais em passagem pelo país, participando de bandas como Fickle Pickle (banda do Brasil), Kid Vinil & Os Heróis do Brasil, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Raul Seixas e Marcelo Nova. No final dos anos 1980, André decide gravar seu primeiro trabalho solo com o álbum Mandiga, em 1989, um álbum marcante a discografia do blues nacional, principalmente pelo ineditismo de trazer um disco de blues com todas as músicas em português. Na década de 1990, o guitarrista participou como sideman da turne do gaitista Sugar Blue, e da gravação do show do bluesman Taj Mahal para a serie Heineken Concerts. E gravou um CD em Chicago, The 2120 Sessions com o vocalista Big Voice Odom e membros da banda de Junior Well.  André conta com cinco álbuns de sua autoria sendo que seu último trabalho, Banzo, foi gravado pelo selo Eldorado.

Uma palhinha caprichada:







Seguem dois álbuns:

A Touch Of Glass (1990)


 “A Touch Of Glass” é o seu segundo álbum. Um disco bacana. Um blues feito na medida e sem exageros, nada de performatismo. O título do álbum está relacionado ao tocar a guitarra usando o ‘bottleneck’, uma espécie de tubo, de metal ou vidro, colocado no dedo que desliza no braço encostado nas cordas. Esta técnica é conhecida como ‘slide guitar’. André Christovam toca o ‘slide’ de forma brilhante, sem ficar chato. Considero “A Touch Of Glass” um dos melhores disco de blues brasileiros.



The 2120 Sessions (1991)


2 comentários:

  1. Sou fã deste cara. Tenho todos os discos e fui em alguns shows. Um grande guitarrista que tem que estar no Valvulado.
    para quem quer mais informações:

    http://www.andrechristovam.com.br/

    Este link fala muito de André Christovam:
    http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/sobretudo/as-guitarras-os-discos-e-as-historias-de-andre-christovam/

    Muito obrigado, moçada e me permitam um pedido: The Doors!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Uma lenda viva, e lançou um disco novo.... Obrigado Valvulado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...