terça-feira, 26 de julho de 2016

Blues Brazil on Guitar Player


Quando os pioneiros do blues no Brasil começaram suas carreiras, o gênero era pouco conhecido por aqui e havia um vasto território a desbravar. Mas o panorama mudou radicalmente nos últimos anos. O blues nacional avança de vento em popa, com músicos de grande talento surgindo em todos os cantos do país e lançando trabalhos de qualidade, inclusive com reconhecimento internacional. Sem falar dos inúmeros festivais dedicados ao gênero que pipocam em diversas regiões, alimentando ainda mais uma efervescente cena blueseira.

Para celebrar este momento, Guitar Player lançou o álbum Blues na GP, distribuído na Expomusic 2013 e enviado aos assinantes da revista. Nem todas as músicas presentes nesta coletânea são blues em sua forma mais pura e nem todos os guitarristas participantes se dedicam exclusivamente ao estilo, mas eles possuem o blues como referência e forte influência, utilizando-se de suas técnicas e sonoridade para moldar as ideias que brotam em suas mentes. Confira comentários desses músicos nacionais sobre as canções que estão no disco.




Uma prática esquecida no Brasil foi resgatada com ótimo resultado pela edição brasileira da revista Guitar Player. Durante a ExpoMusic, ocorrida em setembro em São Paulo, a publicação vendeu exemplares do mês de outubro acompanhados de um CD bônus dedicado ao blues brasileiro. Vinte e dois guitarristas dos melhores que existem por aqui cederam faixas ou gravaram especialmente para o projeto. Intitulado “Blues na GP”, o disco conta com participações de artistas de várias partes do país. São eles: Nuno Mindelis, Celso Salim, Marcos Ottaviano, Blues Etílicos, Fernando Noronha, Igor Prado Band, Ricky Furlani, Irmandade do Blues, Alamo Leal, Big Gilson, Amleto Barboni, Duca Belintani, Artur Menezes, Kim Kehl, Norba Zamboni, Tatiana Pará, Felipe Cazaux, Carlos Café, Décio Caetano, Oly Jr. e Brazilian Blues Band. A produção do álbum ficou por conta de Flávio Gutok. “Blues na GP” foi enviado também aos assinantes da revista pelo correio, mas ainda não está prevista a venda avulsa, seja no site da revista ou mesmo em lojas. De longe é a melhor coletânea de blues feita por brasileiros no Brasil. Corra atrás das músicas em pensar…



More Brazilian Blues:









2 comentários:

  1. OLá pessoal....

    grande dica.....
    Para mim...blues e jazz....são primordiais...

    Mas o grupo que produziu este cd "esqueceu" de convidar (em minha opinião)
    o melhor guitarrista, mais completo, versátil e estudioso das mais variadas vertentes do blues feito no USA:

    SOLON FISHBONE de Porto Alegre...

    Um play list para vcs apreciarem sua técnica e dicção perfeita...

    https://soundcloud.com/solon-fishbone


    Abraços....

    Peter Hammill - The Blues Addicted

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Peter... Concordo em gênero número e grau. Estas seleções sempre são polêmicas e acredito que também alguns Blues men devem ter recusado participar.
      Destaco a falta de André Christovam!!!!

      Um abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...