terça-feira, 3 de setembro de 2013

Rita Lee


Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee (São Paulo,3 31 de dezembro de 1947), é uma cantora, compositora, atriz e instrumentista brasileira. Vendeu mais de 155 milhões de cópias de discos, a cantora brasileira que mais vendeu na história da música do país. Ao longo de sua carreira, foi premiada com mais de 30 discos de platina, 10 discos de ouro, 5 de diamante. Conhecida como "Rainha do Rock Brasileiro", Rita Lee construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como o tropicalismo, o pop rock e a música latina, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.


Rita Lee é uma das artistas que mais influenciou os músicos do Brasil que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres. Ex-integrante d'Os Mutantes (1968-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade em geral. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, têm emplacado nas paradas de sucesso, sendo "Ovelha Negra", "Mania de Você", "Lança Perfume", "Esse Tal de Roque Enrow", "Agora Só Falta Você", "Baila Comigo", "Banho de Espuma", "Desculpe o Auê", "Erva Venenosa", "Amor e Sexo", "Reza", entre outras, as mais famosas, além de ter lançado um álbum comumente visto como fundamental na história do rock brasileiro, Fruto Proibido (1975), considerado por alguns como sua obra-prima.


Com uma carreira que quase alcança os 50 anos, Rita Lee passou da inovação e do gueto musical do final dos anos 60 e anos 70 para as baladas românticas de muito sucesso nos anos 80 e já cantou com praticamente todos os músicos mais prestigiados do país, de Elis Regina a Cássia Eller. Em 1976, ela começou um relacionamento com o guitarrista Roberto de Carvalho e desde então ele tem sido o parceiro de suas mais canções e a acompanhou em todas suas apresentações ao vivo. O casal se casou no civil em 1996. Ambos tiveram o filho Beto Lee, também guitarrista, que tem tocado com os pais. Rita Lee também é vegetariana e defensora dos direitos dos animais.
As postagens de Rita Lee são muito perseguidas nos Blogs, vamos ver se esta permanece. 
Uma bela coletânea, principalmente dos tempos com Tutti Frutti, lançada em 1981.


Rita Lee em Bossa 'n' Roll é um álbum acústico gravado ao vivo e lançado em 1991, apenas em vinil e k7. Separada profissionalmente de Roberto de Carvalho, a cantora resolveu encarar o palco apenas ao lado do violonista Alexandre Fontanetti, a turnê "Bossa 'n' Roll" fez um sucesso absurdo, sendo o show mais assistido de 91.

Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar.








2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto em português.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Rainha do rock Brasilis,indiscutivelmente!O "Fruto Proibido" eh um dos meus albuns de rock favoritos em todos os tempos,estilos e idiomas!Eu ja tive oportunidade de mostrar esse disco a alguns gringos q manjam muito do riscado e os caras simplesmente piraram no disco,e olha q eh dificil americano digerir musica num idioma q eles nao dominam.Na minha opiniao o q 'azedou' a carreira da Rita em termos de rock foi a sua uniao com o Roberto.Plagiando a opiniao de um amigo,a Rita Lee tinha tudo pra ser uma especie de Patti Smith do rock brasileiro,dai juntou com o Roberto e a coisa nao foi mais a mesma.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...