terça-feira, 10 de novembro de 2015

Who is Peter Hammil?


Peter Joseph Andrew Hammill (5 de Novembro de 1948) é um músico britânico e um membro fundador da Van der Graaf Generator. Embora seja conhecido pelas suas habilidades vocais, também toca guitarra e piano. É um competente produtor de discos, produzindo os seus próprios e ocasionalmente para outros músicos. A carreira solo de Peter co-existiu com a do Van der Graaf Generator. Em 1968, um contrato da Mercury Records foi oferecido à banda, mas somente Hammil assinou. Quando o Van der Graaf quebrou o contrato em 1969, Peter seguiu com a gravadora em seu primeiro projeto solo. No verão de 1969, Hammil vivia no The Lyceum e realizava concertos solo, semanalmente. Seu primeiro "solo" saiu com o nome da banda  (The Aerosol Grey Machine). Seu primeiro solo foi Fool's Mate (1971), contendo canções da época anterior ao Van der Graaf Generator (1967-1968).







Quando Van der Graaf se separou novamente em Agosto de 1972, Hammil utilizou suas composições da banda em seus álbuns solo. Desta forma, era difícil separar seu trabalho solo da banda. Contudo, de maneira geral, os discos solo de Peter abordavam temas pessoais, eram mais introspectivos, enquanto que as composições para a banda, abordavam temas mais gerais. O álbum Nadir's Big Chance de 1975 representa uma grande mudança de estilo dos álbuns anteriores. Este álbum é considerado uma antecipação ao Punk Rock. John Lydon do Sex Pistols, após cantar duas canções deste álbum, fez a seguinte declaração em uma entrevista de rádio:

"Peter Hammill's great. A true original. I've just liked him for years. If you listen to him, his solo albums, I'm damn sure Bowie copied a lot out of that geezer. The credit he deserves, just has not been given to him. I love all his stuff"




O álbum de 1978, The Future Now, traz também algumas alterações no estilo de Peter Hammil. Este álbum contém 12 canções, relativamente mais curtas, e no estilo New Wave. Algumas composições também originalmente programadas para o Van der Graaf Generator que acabaram em seu trabalho solo.







De 1981 a 1983, Hammil tocou com o K Group, basicamente um Rock New Wave. Em Março e abril de 1983, Hammil com John Ellis participou do tour do Marillion, em seu álbum de estréia, Script for a Jester's Tear. Em 1986, Peter laça Skin, utilizando pela primeira vez, um sintetizador  Yamaha DX7, o teclado símbolo dos anos 80.





Peter Hammil ainda está na ativa. Entre infindáveis idas e vindas do Van der Graaf Generator, e seus trabalhos solo, sempre lança um álbum novo, experimental. Um grande músico, que merece todo o nosso respeito...




More Peter Hammil:










Dedicado ao nosso colaborador "Peter Hammil"!

5 comentários:

  1. Excelente postagem!
    Peter Hammill e Van Der Graaf Generator são essenciais à coleção de qualquer amante da Música e da Arte em geral.
    Dentre os solos de Hammill, tenho uma especial admiração pelo disco"The Fall of the House of Usher" em todas as suas versões.
    Com a citação do Marillion, lembrei que na contracapa do Fugazi, entre os discos espalhados no chão, estão "Fool's Mate" e "Over", que dão uma pista das maiores influências sobre o Marillion e, principalmente, sobre o Fish.
    Uma grande homenagem, também, ao parceiro Peter Hammill, que, se não me engano, conheço desde o finado Delirium Dust - um participante ativo desse nosso universo blogueiro/musical desde sempre.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maddy Lee! eu não tinha percebido o lance da capa do Fugazi. Valeu o toque e um abraço.

      Excluir
  2. Olá pessoal....desta vez deixo o Mestre falar (cantar?) por mim...obrigado pela homenagem...

    Peter Hammill representa a ESSÊNCIA do rock progressivo....

    @Maddy Lee:

    sim, sou eu mesmo...minha "epopeia" na busca de grupos musicais
    é dividida em 2 momentos: antes e após a descoberta dos blogs....
    abraço.


    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Peter Hammil, você é famoso!
      E um grande COLABORADOR.
      Obrigado

      Excluir
  3. Uma única palavra para definir Hammill: Gênio!

    Excelente postagem amigos, parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...