terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Confraria dos blogs apresenta: Gentle Giant

Gentle Giant foi uma das grandes bandas de rock progressivo da década de 1970. Apesar de não conseguir o mesmo reconhecimento de bandas contemporâneas, alcançou certo prestígio de crítica e de público, sendo o suficiente para angariar legiões de fãs espalhadas pelo mundo. A banda foi formada pelos três irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray), todos ex-integrantes da banda britânica pop/soul/psicodélica Simon Dupree and the Big Sound, formada em 1966. No início, tocaram por toda a Inglaterra durante quatro anos, sendo bem recebidos pelas rádios e televisão. Lançaram um álbum com um compacto no top 5 da parada britânica, mas sem deixar uma impressão indelével na cena musical britânica. Pelo final de 1969, os Shulmans terminaram a Simon Dupree e lançaram seus olhares sobre o crescente fascínio do meio musical por uma música mais criativa, inteligente e complexa que viria a ser chamada de rock progressivo. No DVD Giant on the Box, o grupo tem o seu estilo definido como Baroque & Roll1 .


No início de 1970, eles formaram o Gentle Giant junto com Martin Smith, Kerry Minnear e Gary Green. O novo grupo começou a fazer um som mais aventureiro, desafiante e distinto de tudo o que se conhecia em termos de música. Características marcantes do grupo incluíam vocais múltiplos e dessincronizados, pouco comuns em sua época (vide outras em Atributos musicais). Compara-se a inovação do Gentle Giant para o rock progressivo com a que os Beatles representaram para o rock na década anterior. Tinham como influências musicais rock, jazz, música clássica, avant-garde, blues, folk e música medieval inglesa.
A música do Gentle Giant possuía vários aspectos em comum a outras bandas de rock progressivo da época e outros que a diferenciava, acrescentando características únicas a essa banda:
1 Álbuns conceituais.
2  Rápidas mudanças no tempo.
3 Compassos diversificados dentro duma mesma canção, a maioria dos quais considerada de alta complexidade.
4 Melodias complexas e extensivamente elaboradas, com harmonias frequentemente contrastando devido à dissonância.
5 Vasto uso de instrumentos musicais não convencionais, como instrumentos medievais e renascentistas (Clavicórdio, Cravo, Alaúde, Harpa...) e até mesmo criados pelos próprios membros (como o "Shulberry", inventado por Derek Shulman).
6 Estruturas musicais contrapontísticas tipicamente associadas à música erudita clássica, como fugas e madrigais, e música erudita contemporânea atonal do começo do século XX.
7 Letras complexas, recheadas de conteúdo altamente conotativo, de difícil interpretação e compreensão, por vezes fantásticas, muitas delas fazendo referências a livros, como os do autor francês François Rabelais (escritor prestigiado por alguns membros da banda).
8 Todos os membros da banda eram multi-instrumentistas, uma qualidade ímpar e memorável do conjunto.

A seguir alguns álbuns:






Divirtam-se!!!!

Aqui estão os links (roubartilhado diretamente do APONCHO ROCK) com os demais blogs que formaram a "Confraria dos Blog":


APONCHO ROCK com Free Hand
 
Som Mutante com Interview 


 
PROG ROCK VINTAGE com King Alfred´s College Winchester
  • PIRATA DO ROCK com Capitol Studios

    NAS ONDAS DA NET com Playing The Fool Live
  • TheRedHippie com Acquiring The Taste
     
    A Casa de Roderick com Octopus

    SOM TRIMADO com a Discografía da Banda

  • 8 comentários:

    1. Ai Valvulados!
      Çue excelente iniciativa, y que lindo fue entrar anoche (tarde, rodeado de papeles de regalo) y ver esa columna de blogs todos con el mismo titulo y banda... fue lindo!
      Un abrazo grande a todos ustedes y que le paz los acompañe en esta fecha tan especial.
      Saludos!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aponcho, alegria em ter todos unidos... Muita alegria. Passamos por muita coisa nestes dois últimos anos, e´precisávamos celebrar. Ter vc, incentivando, ajudando nesta união é uma grande honra, meu velho...
        Obrigado e desejo tudo de bom a vc e Long Live Aponcho Rock!

        Excluir
    2. Bela resenha! Um ótimo presente de Natal!
      Feliz Natal e que no próximo ano possamos viver em paz, sem ressentimentos e ódio!

      Inimigos do Xerxes e do Dead

      ResponderExcluir
    3. Prezados companheiros do Som Valvulado, meu cordial bom dia! O som complexo e de difícil assimilação, me fez rejeitar, de principio, o Gentle Giant, ao ouvir o álbum ao vivo de 1977. Com o tempo, percebi que GG é uma das melhores bandas do mundo, apesar de , ainda nos 70, ter mudado a sua proposta musical, apresentando um som mais fácil de se assimilar e até convencional, embora de qualidade. Só o Civilian deixa um pouco a desejar.

      Um ótimo 2014 para vocês!

      Perder a vergonha e o caráter, sim, perder a gentileza, jamais!(Gigante Gentil)

      ResponderExcluir
    4. Amigos Valvulados,

      Sem dúvidas, uma ideia brilhante que agradou a todos e que com certeza vai estreitar ainda mais os laços de amizade reinante entre os blogs........

      Rogo para que tenham tido um excelente Natal

      Parabéns a todos os membros da Tropa de Elite do VALVULADO......

      Abraços,

      Gustavo

      ResponderExcluir
    5. Neste Natal, decidimos fazer um mega-post comunitário, onde alguns amigos decidiram homenagear a grande banda de rock progressivo britânica, Gentle Giant. Vocês poderão, através de uma simples busca na web, encontrar os seguintes álbuns da banda, publicado em cada um dos blogs participantes:

      Casa de Roderick - "Octopus"
      ZM Blog List (by zmJazzRock) - "Giant Tracks, A Tribute to Gentle Giant"
      Som Mutante - "Interview"
      Ondas na Net - 'Playing the Fool"
      The Red Hippie - "Acquiring The Taste"
      The Prog Vintage - "King Alfred's College"
      Aponcho - "Free Hand"
      Valvulado - "Giant for a Day"
      Som Trimado - Discografia completa
      Pirata do Rock - "Columbia"

      ResponderExcluir
    6. Luego de algunos días, puedo comentarles algunas cosas de la experiencia de hacer el Megapost de Gentle Giant con ustedes y todos los otras bloggers..
      Empiezo por comentarles que para mi, este trabajo es en realidad (para muchos de nosotros, ustedes son un caso especial) muy solitario, no tienes a nadie con quien ir aprendiendo excepto por tus errores y aciertos, algunos como yo no terminan de aprender nunca...
      Trabajar todos con el mismo norte, crear y ser parte de un todo es diferente, y reconfortante, te sientes parte de algo mas grande, de algo quizás importante.
      No voy a dejar de hacer mis post como siempre, solo, pero me siento un poco menos solo después de la experiencia.
      Saludos!

      ResponderExcluir
    7. Srs e Sras, acompanho os blogs há algum tempo e nunca vi nada parecido. Parabéns aos blogs, ao ZM, Som Mutante, Aponcho, e todos os outros que toparam esta idéia. Quem ganha com isso somos nós, usuários e leitores destes magníficos blogs. Parabéns e que 2014 lhes traga mais inspitação.
      Ari-MT

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...