terça-feira, 13 de outubro de 2015

A História e a Música de Frank Vincent Zappa - Some tapes left in the safe - Capítulo IX


Continunando de onde paramos no Capítulo VIII...

Um certo número de músicos, bandas e orquestras notáveis de diversos gêneros tem sido influenciado pela música de Frank Zappa. Artistas de rock como Alice Cooper, Primus, Fee Waybill de The Tubes citaram a influência de Zappa, assim como músicos de rock progressivo como Henry Cow, Trey Anastasio do Phish, e John Frusciante. Paul McCartney considerou Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band como o Freak Out dos Beatles. Músicos de rock pesado e de metal como Black Sabbath, Mike Portnoy, Warren DeMartini, Steve Vai, System of a Down, e Clawfinger reconheceram inspirações em Zappa. Na cena da música clássica, Tomas Ulrich, Meridian Arts Ensemble, and the Fireworks Ensemble regularmente apresentam composições de Zappa e relataram sua influência. Os músicos e compositores contemporâneos de jazz Bill Frisell e John Zorn são inspirados por Zappa, assim como a lenda do funk George Clinton. Outros artistas cujo trabalho é afetado por Zappa incluem o pianista new age George Winston, o compositor eletrônico Bob Gluck, o cantor de "Weird Al" Yankovic, e o artista de noise music Masami Akita do Merzbow. Zappa chacoalhou conceitos e imprimiu uma forma de fazer música única, com genialidade e originalidade. E sempre se divertiu muito, contagiando pela energia e irreverência.

Seguem os últimos álbuns de minha coleção, com os devidos comentários:




Frank Zappa: Lead Guitar & Vocals
Steve Vai: Stunt Guitar & Background Vocals
Ray White: Vocals & Rhythm Guitar
Ike Willis: Vocals & Rhythm Guitar
Tommy Mars: Keyboards & Vocals
Bob Harris: Keyboards, Trumpet & High Vocals
Arthur Barrow: Bass & Vocals
Vinnie Colaiuta: Drums, Vocals

Buffalo é um álbum ao vivo lançado em 2007. Este concerto foi gravado em 25 de outubro de 1980, no Memorial Auditorium Buffalo em Buffalo, Nova York, com a mesma banda de Tinsel Town Rebellion (1981) e Shut Up 'n Play Yer guitarra (1981).






Frank Zappa – guitar and white stick with cork handle
Tony Duran – slide guitar
Ian Underwood – piano and synthesizer
Dave Parlato – bass
Jerry Kessler – electric cello
Jim Gordon – electric drums
Mike Altshul – piccolo, bass clarinet and other winds
Jay Migliori – flute, tenor sax and other winds
Earl Dumler – oboe, contrabass sarrusophone and other winds
Ray Reed – clarinet, tenor sax and other winds
Charles Owens – soprano sax, alto sax and other winds
Joann McNab – basoon
Malcolm McNab – trumpet in D
Sal Marquez – trumpet in Bb
Tom Malone – trumpet in Bb, also tuba
Glenn Ferris – trombone and euphonium
Kenny Shroyer – trombone and baritone horn
Bruce Fowler – trombone of the upper atmosphere
Tom Raney – vibes and electric percussion
Ruth Underwood – marimba and electric percussion


Wazoo é mais um álbum ao vivo, lançado em 30 de outubro de 2007. São os concertos completos do "The Mothers of Invention / Hot Rats / Grande Wazoo" em 24 de Setembro de 1972, com o Music Hall, Boston, Massachusetts, Estados Unidos. É o último concerto de uma breve série de shows que marcaram o retorno de Zappa para o palco depois de sua parada temporária forçada devido aos ferimentos que sofreu de um ataque de um fã, durante um concerto no Rainbow Theater em Londres, em 10 dezembro de 1971.  O material apresenta sua música começando um flerte acentiado com o jazz, e muitas das composições foram destaque em 1972, nos álbuns de estúdio The Grand Wazoo e Waka / Jawaka e em 1978 álbum de Studio Tan. Os ensaios que levam a esses álbuns e concertos estão documentados em Joe's Domage (2004), enquanto Imagunary Diseases (2006) apresenta gravações ao vivo com uma versão enxuta do big band chamado "Petite Wazoo." Wazoo é a terceira parcela no rótulo Vaulternative Records que se dedicou ao lançamento póstumo de concertos de Zappa completos, seguindo os lançamentos de FZ: OZ (2002) e Buffalo (2007).






Frank Zappa – guitar and vocals
Norma Jean Bell – alto saxophone and vocals
Napoleon Murphy Brock – tenor saxophone and vocals
Andre Lewis – keyboards and vocals
Roy Estrada – bass and vocals
Terry Bozzio – drums and vocals

Joe's Menage é um álbum póstumo ao vivo, lançado em 1º de outubro de 2008. Ele contém material inédito de 1975. É o quarto álbum da série "Joe Corsage", que é dedicado a várias raridades compiladas por Joe Travers para o Zappa Family Trust. 


Este álbum contém material de um show em Williamsburg em 01 de novembro de 1975 (a parte do meio). Ele apresenta pela primeira vez, a vocalista e saxofonista Norma Jean Bell, que estava apenas na banda de turnê de Zappa por um breve período no final de 1975. A história deste álbum é bem interessante... Em 1978, Zappa deu de presente a um fã, Ole Lysgaard, várias fitas cassete, incluindo uma deste concerto de 1975.  Em 2004, Lysgaard enviou as fitas para Gail Zappa, e ela decidiu lançar este dub especial feita por Zappa. Não foi possível recuperar fitas originais de Zappa,  mas o rolo de fita a partir do qual Zappa produziu o dub cassete foi localizado no cofre de seu estúdio. Foi restaurado por Joe Travers e masterizado por John Polito.





One Shot Deal é um álbum lançado em 13 de junho, 2008. A faixa "Occam's Razor" foi extraída do solo de guitarra de uma versão ao vivo da canção "Inca Roads". O solo também foi usado na canção "On The Bus", do álbum Joe's Garage. Este é um exemplo da técnica xenochrony de Zappa. As faixas 3 e 9, Zappa toca com  Abnuceals Emuukha Electric Symphony Orchestra.




Peter's Gift

Beat The Boos III é um conjunto de álbuns para download digital. Este 'Box Set" compila gravações piratas que estavam disponíveis anteriormente por meios ilegais. Foi lançado pela Zappa Records em 2009. O Beat The Boots I e II foram lançados anteriormente, em Box Set também, mas na forma de álbuns. Todos já foram postados na série "A História e a Música de Frank Vincent Zappa" em sua devida ordem cronológica:

BEAT THE BOOTS I

BEAT THE BOOTS II
















___________________________



August 1974 Band:
Frank Zappa - Guitar, vocals and percussion
George Duke - Keyboards and vocals
Ruth Underwood - Percussion
Chester Thompson - Drums
Tom Fowler - Bass
Napoleon Murphy Brock - Flute, saxophone and vocals

October 1981 Band:
Frank Zappa - Lead guitar and vocals
Ray White - Guitar and vocals
Steve Vai - Guitar and vocals
Tommy Mars - Keyboards and vocals
Bobby Martin - Keyboards, saxophone and vocals
Ed Mann - Percussion and vocals
Scott Thunes - Bass and vocals
Chad Wackerman - Drums

Este álbum é a trilha sonora do filme produzido por Frank Zappa com o mesmo, em outubro de 1982. O filme combina filmagens de uma performance nos estúdios KCET em Los Angeles, em 27 de agosto de 1974, um concerto realizado no The Palladium, NYC em 31 de outubro de 1981, animações de Bruce Bickford, e várias entrevistas. O vídeo estava disponível apenas através dos serviços de correio, e, portanto, era desconhecido por muitos dos fãs de Zappa, até que foi amplamente disponível em DVD em 17 de outubro de 2005. A versão em DVD foi ligeiramente aparado por Zappa para atender às limitações de espaço dos primeiros laserdiscs . O filme de 1974  foi originalmente concebido como um especial de TV.






Este álbum é uma coletânea de Frank Zappa. Lançado postumamente em 23 de janeiro de 2009, compila os bastidores de Lumpy Gravy e We're Only in It for the Money, com material inédito, podendo ser considerado como um documentário de áudio da produção dos dois álbuns, que compartilham a continuidade conceptual de temas.  O primeiro disco consiste na versão de 1967 de Lumpy Gravy, para ser lançado pela Capitol Records (versões de algumas faixas da versão da Catitol foram distribuídos para estações de rádio antes da MGM Records, gravadora de Zappa na época, o que forçou a Capitol a suspender a distribuição de sua versão do álbum). O segundo disco consiste em dois remixes preparados por Zappa em 1984, com overdubs do baterista Chad Wackerman e do baixista Arthur Barrow. O remix Lumpy Gravy deriva da edição 1968. A terceira versão do álbum não havia sido liberada na sua totalidade e um trecho apareceu em um sampler para o conjunto de caixa de Old Masters. O segundo remix de We're Only in it for the Money já havia sido lançado em CD em 1986. O terceiro disco é composto por conjunto de materiais de estúdio e entrevistas com Zappa discutindo os álbuns, assim como a versão única de "Lonely Little Girl".






Pink Floyd feat. Frank Zappa: Interstellar Zappadrive. Recorded Live at Mont de L'Enclus, Amougies, Belgium - October 25, 1969.

O Festival Actuel foi organizado para rolar nas imediações de Paris e seria considerado um grande evento da contracultura francesa nos anos 60. Contudo, as autoridades francesas o baniram do sagrado solo francês. Para que o Festival acontecesse, foi necessário deslocá-lo algumas milhas, fora da fronteira francesa, em território belga. O Festival rolou e foram 5 noites com um público de 15 a 20 mil pessoas, curtindo um som com uma mistura única de pop progressivo, free jazz e música contemporânea.  Frank Zappa estava presente no festival. Ele fora convidado para ser o MC de um apresentador famoso (na época) de rádio-TV (Pierre Lattes), e também estava com seu grande amigo de infância, Captain Beefheart, como seu Roadie Manager. Como Zappa não falava francês, acabou desistindo do cargo de MC e ficou apenas com Beefheart. Não se sabe bem como aconteceu, mas na hora do show do Pink Floyd no Festival, lá estava ele, Mr. Frank Zappa, e Pink Floyd e Zappa fizeram uma longa Jam em "Interstellar Overdrive", que alguns fãs passaram a chamar de Interestellar Zappadrive. Isto aconteceu mesmo! E a única fonte de gravação deste momento histórico é uma gravação de gravador amador antigo, feita por um jovem francês da platéia. A qualidade do som é bastante pobre. Porém, é a única fonte disponível que apareceu.





Esta é uma coletânea para colecionadores. Possui canções da fase pré Mothers of Invention, na época do Pal Recording Studio ("Studio Z").




Peter's Gift


1968.10.25 - Trick or Treat Royal Festival Hall London






Providence College, Rhode Island, April 26th 1975

Um grande show com seu Brother de infância.








Frank Zappa - synclavier realization, guitar
Anatolii Kuular, Kaigl-Ool Khovalyg, Kongar-ol Ondar - vocals
Todd Yvega - algorithm and synclavier assistance

Este é um álbum de estúdio do Frank Zappa, lançado postumamente em 2015 por The Zappa Family Trust em Zappa Records. Em uma de suas últimas turnês, os Zappas (Dweezil e Frank) foram agraciados com a visita de um trio de cantores vocais da República da Tuva, no sul da Sibéria que estavam em uma turnê norte-americana. Naturalmente uma sessão de gravação se seguiu, e os vocais Tuvans foram captados. Dweezil tinha montado seu equipamento da guitarra no estúdio, e Frank decidiu fazer uma rodada overdubbing na peça estavam rastreando naquele dia. Essa foi a última vez que Frank Zappa tocava a sua guitarra.



E com este último álbum, finalizamos as postagens de CDs.


6 comentários:

  1. Gracias javanes. Este link de youtube también vale la pena. The yellow shark.

    https://www.youtube.com/watch?v=QCSbucdVEkg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado JerryM, Gracias por seguirnos a través de este camino de Zappa...
      Y gracias por el link!
      Saludos

      Excluir
    2. Jerry,just finished the video. This was just great. Thanks a lot.

      Excluir
    3. Gracias a ti. En verdad pareció mucho tu esfuerzo!!! Y que la música de Frank Zappa y otros grandes músicos!!! No se pierda!!!

      Excluir
  2. Olá amigos! Beat the Boots III Disc 2 está com o link quebrado. Parabéns pelo excelente trabalho, consegui aqui vários ítens que me faltava na coleção. Por favor, procure postar o Dutch Courage que saiu recentemente em 2016. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, obrigado pelo toque. Link OK. Desculpe a demora.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...