sábado, 17 de outubro de 2015

A História e a Música de Frank Vincent Zappa - The Last Act - Capítulo X


Este é o Capítulo Final desta saga da História e Música de Frank Zappa. Deste 1983, quando escutei Zappa pela primeira vez, até hoje, são 32 anos. Anos que passei tentando juntar tudo o que Zappa e seus fãs lançavam. Nos anos 80, era muito difícil ter até informação, pois os lançamentos no Brasil eram raros e o acesso era por caríssimos vinis importados. Minha grande sorte foi sempre ter amigos que tinham uma coisa ou outra e com isso, nos meados da década de 90, tinha uma grande coleção em fitas cassete, alguns vinis e pouquíssimos CDs. Mas tinha quase tudo da discografia oficial. Bom, aí veio a internet rápida, os torrents, os maravilhosos sites de compartilhamento, e finalmente pude ter a coleção que sempre sonhara. E, compartilho todos os álbuns que tenho com vocês.

Minha "coleção" de Zappas
Um grande número de músicos, bandas e orquestras notáveis de diversos gêneros declaram ter tido uma grande influência pela música de Frank Zappa. Artistas de rock como Alice Cooper, Primus, Fee Waybill de The Tubes citaram a influência de Zappa, assim como músicos de rock progressivo como Henry Cow, Trey Anastasio do Phish, e John Frusciante. Paul McCartney considerou Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band como o Freak Out dos Beatles. Músicos de rock pesado e de metal como Black Sabbath, Mike Portnoy, Warren DeMartini, Steve Vai, System of a Down, e Clawfinger reconheceram inspirações em Zappa. Na cena da música clássica, Tomas Ulrich, Meridian Arts Ensemble, and the Fireworks Ensemble regularmente apresentam composições de Zappa e relataram sua influência. Os músicos e compositores contemporâneos de jazz Bill Frisell e John Zorn são inspirados por Zappa, assim como a lenda do funk George Clinton. Outros artistas cujo trabalho é afetado por Zappa incluem o pianista new age George Winston, o compositor eletrônico Bob Gluck, o cantor de  "Weird Al" Yankovic, e o artista de noise music Masami Akita do Merzbow.



Seguem algumas entrevistas de Zappa a Mídia, reunidas em um bootleg:



Cientistas de vários campos têm homenageado Zappa nomeando novas descobertas com seu nome. Em 1967, o paleontólogo Leo P. Plas Jr. identificou um molusco exitnto em Nevada e nomeou-o Amaurotoma zappa com a motivação de que "O específico nome, zappa, honra Frank Zappa".


Nos anos 1980, o biólogo Ed Murdy nomeou um gênero de peixes da família gobiidae da Nova Guiné como Zappa, sendo uma espécie nomeada Zappa confluentus.


O biólogo Ferdinando Boero nomeou uma medusa californiana Phialella zappai (1987), comentando que ele tinha "prazer em nomear estas espécies conforme o compositor de música moderna".


Os biólogos belgas Bosmans e Bosselaers descobriram no início dos anos 1980, uma aranha camaronesa, a qual eles nomearam, em 1994, Pachygnatha zappa porque o "lado ventral do abdômen da fêmea destas espécies se assemelha impressionantemente com o bigode do artista lendário".


Um gene da bactéria Proteus mirabilis que causa infecções no trato urinário em 1995 foi chamado de zapA por três biólogos de Maryland. No seu artigo científico, eles "especialmente agradeceram Frank Zappa pela inspiração e assistência com a nomenclatura genética".


No final dos anos 1990, os paleontólogos americanos, Marc Salak e Halard L. Lescinsky descobriram uma fóssil de metazoários, e nomearam-no Spygori zappania para homenagear "a época final de Frank Zappa ... cuja missão paralelizou com aquela dos primeiros arqueólogos: desafiar as crenças convencionais e tradicionais quando a tais crenças faltavam raízes na lógica e na razão".


Em 1994, o trabalho do astrônomo John Scialli levaram a União Astronômica Internacional a chamar um asteroide de 3834 Zappafrank. O asteroide foi descoberto em 1980 pelo astrônomo tchecoslovaco Ladislav Brozek, e a citação ao seu nome disse que "Zappa foi um artista e compositor eclético, autotreinado ... Antes de 1989, ele era considerado um símbolo da democracia e liberdade por muitas pessoas na Tchecoslováquia".



Em 1995, um busto de Zappa feito pelo escultor Konstantinas Bogdanas foi instalado na capital lituana Vilnius. Uma réplica foi oferecida à cidade de Baltimore em 2008.



Em 2002, um busto de bronze foi instalado na cidade alemã de Bad Doberan, desde a instalação de Zappanale, um festival musical anual celebrando Zappa.




Pela  iniciativa da comunidade de músicos Orwo Haus, a cidade de Berlim deu nome a uma rua no distrito de Marzahn "Frank-Zappa-Straße" em 2007.


No mesmo ano de 2007, a prefeita de Baltimore Sheila Dixon proclamou 9 de agosto como o "Dia Frank Zappa" oficial da cidade, citando as habilidades musicais de Zappa, assim como a sua defesa da Primeira emenda da constituição dos Estados Unidos da América.



Acho que nenhum artista recebeu tantas homenagens póstumas, tantos reconhecimentos de outros músicos de Jazz, Música Clássica, Rock, Funk e da comunidade científica. Zappa com a sua genialidade musical, inspirava. Sua música realmente fazia as pessoas se sentirem melhor.

Ainda não está convencido? Por favor, assista alguns vídeos e algumas entrevistadas, bem como umas palhinhas de seus shows...



THANKS FRANK ZAPPA
__________________________________


4 meses após terminar esta postagem, descobrimos mais 14 álbuns que podem ser encontrados aqui:


__________________________
Um resumo das publicações de Frank Zappa aqui no Valvulado:



THE GREAT ZAPPA DISCOGRAPHY...











































The Last Act - Capítulo X





_____________________________________

Longa-metragem, esperado para 2017, será dirigido por Alex Munter.







__________________________________________

Gostaria de agradecer aos sites que consultei e encontrei muita coisa que postei aqui:








E ao grande parceiro @Peter Hammil...
____________________________________

9 comentários:

  1. Mr Java Man, meu caro, no grande universo de homenagens ao Zappa (caraca, até nome de medusa!! rsrsrs), a sua também é totalmente excelente. Gostei principalmente pelo tratamento dado às postagens, irreverente e surpreendente, a mesma forma que o homenageado levou sua carreira.
    Parabéns!
    Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Maddy Lee, fico lisonjeado com seus elogios. Muito obrigado. Sempre quis fazer estes posts... deve ter quase tudo, pois todos os Zappas, creio ser impossível.
      Meu, gostei de ver o Plano Z com força total... Fernando Sabino é o cara.

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns por toda essa série.

    ResponderExcluir
  3. Desta vez vc ARREBENTOU a boca do balão....grande (em todos os sentidos) trabalho de dedicação, conhecimento e diagramação....quem sabe um dia, terei tempo e capacidade para realizar uma MEGA POSTAGEM como esta, evidenciando o mestre Peter Hammill e ainda "outra" dissecando o genial trabalho de Anthony Phillips...

    Parabéns....

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí, Parceiro... vamos fazer as duas... Um grande abraço

      Excluir
  4. Excelente Java, oreja y rabo* para usted señor por este tremendo trabajo!
    A pesar de haber escuchado a Zappa en mas de una oportunidad y de tener por ahí mis favoritos, después de ver tu impresionante trabajo Java... im-pre-sio-nan-te! te quisiera preguntar, para ti, cual es el álbum que recomendarías, el que te vuela la cabeza, el que llevarías a una isla desierta y nada más?
    *La referencia es para las corridas de toro, cuando el torero realiza una faena perfecta se le premia con una o dos orejas y muy raramente con la cola del animal...
    Saludos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carissimo Aponcho...Muchas gracias.

      Para uma ilha deserta levaria:

      1 - One Size Fits All
      2 - in New Yourk
      3 - Apostrophe
      4 - over Nite sensation
      5 - Sheik Yerbout
      6 - Joe's Garage
      7 - Zoot Allures
      8 - Shut Up 'n Play Yer Guitar
      9 - Bongo fury
      10 - You can't do that on stage anymore Vol. 2

      Nesta ordem. Mas gosto de quase todos...

      Um grande abraço e gracias mais uma vez.

      Excluir
    2. Levaria também unas chicas somente para dançar junto...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...