quarta-feira, 5 de março de 2014

Stéphane Grapelli (o Violinista de Wish You Were Here)


Stéphane Grappelli (Paris, 26 de janeiro de 1908 — Paris, 1 de dezembro de 1997) foi um violinista de jazz francês. Filho de pais italianos, foi encaminhado a um orfanato após a morte de sua mãe quando tinha apenas quatro anos e seu pai foi combater na Primeira Guerra Mundial, Grappelli iniciou sua carreira musical nas ruas de Paris e Montmartre com um violino. Ele começou seus estudos de violino aos 13 anos de idade e estudou no Conservatório de Paris estudando piano, entre 1924 e 1928. Fundou o Quintette du Hot Club de France com Django Reinhardt, que durou de 1934 até 1939. Em 1940, Grappelli começou a sua parceria com o pianista inglês cego, George Shearing, mas também se reunia com Django, esporadicamente até a sua morte em 1953. 


Após a guerra ele aparece em centenas de gravações incluindo o pianista Oscar Peterson, o violinista Jean-Luc Ponty, vibrafonista Gary Burton, o cantor pop Paul Simon, o bandolinista David Grisman, o violinista clássico Yehudi Menuhin, o maestro André Previn, e o violinista Mark O'Connor. Também colaborou com o guitarrista britânico Diz Disley, gravando 13 álbuns com seu trio. Também colaborou com o renomado guitarrista britânico Martin Taylor. Em suas parcerias mundo afora, Grappelli também gravou com o ilustre Baden Powell. Tocou Violino na música Wish You Were Here, no álbum do mesmo nome, da banda britânica Pink Floyd, mas a música não foi aproveitada na edição final do álbum. Essa versão aparece no segundo CD do box Wish You Were Here - Immersion, lançado em 2011.

Uma palhinha:

Com Pink Floyd, exatamente aos 3:08 minutos, Grapelli deixa sua marca na canção mais glamourosa do álbum Wish You Here.






Seguem alguns álbuns para conhecer a obra deste grande músico.













In 1997, Grappelli received the Grammy Lifetime Achievement Award. He is an inductee of the Down Beat Jazz Hall of Fame. He died in Paris after undergoing a hernia operation. He is buried in the city's famous Père Lachaise Cemetery.

Merci, Grapelli


12 comentários:

  1. Li numa das biografias do Floyd, David Gilmour dizendo que Stephane Grapelli ganhou muita grana com sua participação em WISH YOU ARE HERE, mas achou um absurdo dar crédito para o violinista, pelo fato dele ser escutado no álbum em apenas poucos segundos. De acordo com DG, o violino é escutado no final da música, junto com o barulho do vento. Nunca consegui escutar. Excelente post. Ficou muito boa a música com o violino. Uma pena não ter sido gravada dessa maneira. Violino é um instrumento bem mais cativante que sax, mas os músicos do PF, certamente, não pensam da mesma forma.
    Parabéns pela postagem!

    Colega de Trabalho do Xerxes

    ResponderExcluir
  2. E aí, CTX..
    Confesso que nunca investiguei a história do Grapelli no Floyd. Há uma declaração de Roger Waters dizendo ser um absurdo não incluir Grapelli nos créditos de Wish You Were Here...
    Sempre gostei demais de violinos... Paganini, Grapelli, Ponty e até os Waterboys sempre usaram o instrumento com maestria. No disco com Baden Powell, o som do violino emociona.
    Obrigado pelo comment e o Devo é o próximo...
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Dears friends,
    Vejam http://jornalggn.com.br/noticia/van-morrison-vs-pink-floyd

    Que coisa feia, David Gilmour!
    Chocado!
    With a whole lotta love, Jimmy Page

    ResponderExcluir
  4. Fiquei chocado também... Esta história procede? Alguém tem mais informação? Vixemaria...cruizcredo.

    ResponderExcluir
  5. Cara, o David Gilmour???? Não é possível.

    ResponderExcluir
  6. LEGAL PRA CARALHO WISH YOU WERE HERE COM VIOLINO. CHATO É QUE A DMCA NÃO DEIXA A GENTE BAIXAR O IMERSSION.
    QUANTO AO SUPOSTO PLÁGIO, NÃO ACHO QUE CHEGOU A TANTO. O PROVOCADOR A DEIXAR O LINK TÁ QUERENDO ZOAR. SÓ SEU 'NOME' REVELA SUA INTENÇÃO; JIMMY PAGE É O MAIOR PLAGIADOR DO ROCK. E NOSSO AMIGO SE DESPEDE COM WHOLE LOTTA LOVE, FAMOSA CANÇÃO DO LED PLAGIADA DE DOIS MÚSICOS; WILLIE DIXON E SMALL FACES.KKKKKKK

    O RIFF DE DAVID GILMOUR FAZ LEMBRAR O DE VAN MORRISON, MAS NÃO CHEGA A SER UM PLÁGIO.
    COM A PALAVRAS OS FREQUENTADORES E OS TITULARES DO VALVULADO.

    GRANDE POST!
    GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  7. O mesmo foi dito para Smoke on the Water... Calma, Breu.
    Mas que há algumas coincidências...
    Porém, falar isso de Wish... é heresia.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Excellent blog !

    One small problem : The Grappelli/Ponty Summit link is pointing to a different record... a different Ponty violin summit album, with Sugarcane Harris and without Grappelli.

    ResponderExcluir
  9. Ooops... Thanks Mike. I will try to solve this problem.

    ResponderExcluir
  10. mike, problem solved - In Flac!!!! Thanks, man...

    ResponderExcluir
  11. Putz, que maravilha Wish you were here com violino! Alguém sabe como baixar o download de Immersion?
    Valeu galera!
    Abraços do Pluto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...