Choose your STYLE!!!

The Best Posts Session

Frank Zappa - The Complete Frank Zappa Project/Object Series - Part I

Quando comecei a participar do Blog Valvulados, minha idéia inicial era só postar Frank Zappa. Sempre fui um grande fã, e durante a minh...

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

The Green Bullfrog Sessions (Tony Ashton, Ritchie Blackmore, Albert Lee, Ian Paice & friends)


Um presentaço de CARLOS, The Green Bullfrog... Uma união divina, com cheiro de Deep Purple. Segue a ótima resenha do blog Luiz Woodstock (http://luizwoostock.blogspot.com/2010/02/green-bullfrog-green-bullfrog-sessions.html):

"Um dia desses do ano cristão de 1971, o produtor inglês Derek Lawrence (The Pretty Things, Outlaws, Deep Purple, Wishbone Ash...) devia estar com tempo livre e resolveu reunir uns amigos a fim de gravar um disco só para se divertir. Chamou meia dúzia de feras e como quase todos tinham contrato com suas respectivas gravadoras, criou um pseudônimo para cada um e batizou o grupo, ou melhor, o projeto com o nome de Green Bullfrog (sapão verde). A maioria ali já se conhecia há um bom tempo, assim o som fluiu naturalmente e o albúm recebeu o apropriado nome de Natural Magic. O Green Bullfrog é quase um Deep Purple melhorado (calma, eu disse quase!). Isso porque entre os sapos estão o guitarrista Boots e o baterista Speedy cujos verdadeiros nomes são Ritchie Blackmore e Ian Paice. 


De quebra, na outra guitarra sob a alcunha de Pinta, temos a pessoa de Albert Lee, que pode não ser muito conhecido para alguns, mas quem já estudou guitarra um dia certamente ouviu falar neste cara que além de desenvolver técnicas de estudo, tocou com meio mundo e ainda é muito requisitado para trabalhos em estúdio. Se não temos um Jon Lord nos teclados, temos Sorry. Não, não estou me desculpando! Esse é o apelido inventado para Matthew Fisher (Procol Harum), que além de mandar muito bem no orgão Hammond, canta, compõe e foi o responsável por uma música que não saiu da cabeça de muita gente por anos a fio: "A Whiter Shade of Pale", que todo mundo conhece, mas ninguém lembra o nome chamando erroneamente de “We Skipped a Light Fandango”. Hahhh! Lembrou dessa né! Completando o brejo do sapo verde temos Bevy (Tony Ashton), Viçar (Rod Alexander), Sleepy (Chas Hodges), Jordan (Earl Jordan) e Boss (Big Jim Sullivan). O disco foi lançado em 72 pela Decca e não fez muito sucesso na época, talvez por causa dos nomes totalmente desconhecidos, relançado em CD, já com o nome verdadeiro dos artistas, também não chamou muito a atenção. Agora, para mim isso é rock’n’roll de gente grande, ouça com a devida atenção, em especial a faixa 4, Bullfrog, onde há um duelo de guitarras de arrepiar entre Blackmore e Lee, e veja se não tenho razão!(texto: Boogie Woody)


Palhinhas:







Green Bullfrog Band:
*Albert Lee (guitar)
*Matthew Fisher (keyboards)
*Ian Paice (drums)
*Tony Ashton (keyboards)
*Rod Alexander (keyboards)
*Chas Hodges (bass)
*Earl Jordan (vocals)
*Big Jim Sullivan (guitar)
*Ritchie Blackmore Boots (guitar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...